O Athletico anunciou na manhã desta segunda-feira a contratação do técnico Cuca para a sequência da temporada 2024, após demitir o técnico colombiano Juan Carlos Osório. O treinador inicia os trabalhos no CAT Caju nesta terça-feira (5).
O treinador teve rápida passagem pelo Parque São Jorge em 2023, mas pediu demissão após uma semana devido aos protestos por sua contratação.
Na época, a permanência dele se tornou insustentável pela pressão de torcedores, sobretudo de mulheres, indignadas com a postura do clube diante do caso de violência sexual registrado contra Cuca em 1987, na Suíça, quando ele ainda era jogador.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
No começo deste ano, porém, a Justiça da Suíça anulou a condenação, aceitando o argumento de que ele foi julgado sem representação legal. O brasileiro não foi inocentado, mas o processo acabou extinto.
Após a confirmação da contratação do treinador pelo Athletico-PR, a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, fez uma publicação nas redes sociais com críticas à decisão do clube paranaense.
Natural de Curitiba, Cuca tem 60 anos e acumula uma indiscutível carreira vitoriosa como treinador. Conquistou a Conmebol Libertadores (2013), a Copa do Brasil (2021) e duas vezes o Brasileirão (2016 e 2021).
Também levantou as taças do Campeonato Mineiro (2011, 2012, 2013 e 2021), do Campeonato Carioca (2009), da Copa da China (2014) e da Chinese FA Super Cup (2025)", diz o Athletico em nota.