O uso de doping rendeu uma punição pesada para Alex Rodriguez. O jogador do New York Yankees foi suspenso pela MLB, liga americana de beisebol, até 2014, junto com mais outros 12 atletas, por ter comprovada sua ligação com a clínica Biogenesis, que fomentou o uso de substâncias irregulares para aumento de performance, incluindo testosterona, esteroides anabolizantes e hormônio do crescimento. Em seu site, a liga chama o caso, descoberto no início do ano, de uma das maiores sanções disciplinares da história do campeonato.
Com isso, o jogador de 38 anos desfalcará o Yankees em 211 partidas. A suspensão foi anunciada pelo comissário da MLB, Allan Selig. Entretanto, ele joga ainda nesta segunda-feira, contra o Chicago White Sox. A punição passará a valer na quinta, mas Rodriguez ainda pode recorrer.
- Apesar dos desafios que esta situação criou durante a temporada no campo, insistimos nesse assunto porque não foi a coisa certa a fazer, mas a única coisa a fazer. Por semanas, eu notei que muitos jogadores apoiaram a questão e os agradeço por isso - afirmou o comissário.
Além de Rodriguez, estão no grupo de infratores também Nelson Cruz (Texas Rangers), Jhonny Peralta (Detroit Tigers), Jesus Montero (Seattle Mariners), Everth Cabrera (San Diego Padres), Francisco Cervelli (New York Yankees), Antonio Bastardo (Philadelphia Phillies), Jordany Valdespin New York Mets). Fernando Martinez, Jordan Norberto, Fautino de los Santos, Cesar Puello e Sergio Escalona, que atuam em divisões menores, também constam na lista. Ao contrário do astro, eles receberam e aceitaram a pena uma pena mais branda, de 50 jogos. Por último, aparece Ryan Braun, que já havia recebido no último mês uma sanção de 65 partidas.