Futebol

Argentina e Colômbia podem carimbar vaga nesta terça

09 set 2013 às 15:42

Argentina e Colômbia podem assegurar suas classificações para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. As duas seleções precisam vencer os seus compromissos para carimbarem os seus passaportes com duas rodadas de antecedência nas Eliminatórias Sul-Americanas.

As duas seleções jogam fora de casa contra adversários que precisam desesperadamente dos três pontos. A Argentina vai a Assunção enfrentar o Paraguai, às 22h40 (de Brasília). Enquanto que a Colômbia viaja a Montevidéu para encarar o Uruguai, às 19h (de Brasília).


Argentinos podem se classificar antes de jogar
No caso dos argentinos, estes poderão entrar em campo no Defensores del Chaco já classificados, desde que o Uruguai e o Equador não vençam seus jogos. Os equatorianos enfrentam a já eliminada Bolívia, em La Paz, às 17h (de Brasília).


A grande preocupação da delegação argentina é o forte calor em Assunção. Na chegada à capital paraguaia, ao meio-dia desta segunda-feira, os termômetros marcavam 37 graus. Por outro lado, os argentinos não podem reclamar de hostilidade. Algumas crianças paraguaias vestindo camisas da Argentina e do Barcelona fizeram muita festa quando o craque Messi desceu do ônibus a caminho da recepção do hotel onde ficarão hospedados os argentinos.


Colômbia encara pressionados uruguaios
A tarefa da Colômbia é mais complicada. Encara a seleção uruguaia, que precisa de qualquer maneira da vitória no Estádio Centenário.


Uma vitória colombiana garante a volta da seleção a um Mundial depois de 16 anos. A última participação foi na Copa de 1998, na França.


O Uruguai, no entanto, será um adversário complicado. A Celeste pode, se vencer, assegurar pelo menos um lugar na repescagem contra Jordânia ou Uzbequistão. Isso ocorrerá se, além do triunfo uruguaio, Venezuela e Peru empatem em Puerto La Cruz. Além disso, a vitória mantém mais do que viva a possibilidade do Uruguai ir para o Mundial de forma direta.


Jogo de vida ou morte


Em Puerto La Cruz, venezuelanos e peruanos farão um jogo de vida ou morte, partida que começa às 20h55 (de Brasília). Além disso, os resultados de Uruguai e Colômbia, e Bolívia e Equador influenciarão diretamente na partida.


Vitórias do Uruguai e do Equador colocam pressão nas duas seleções. Os equatorianos chegariam aos 24 e os uruguaios aos 22, neste momento a Venezuela tem 16 pontos e o Peru 14.

No entanto, os venezuelanos terão apenas mais um jogo depois deste contra o Peru. Ou seja, se confirmando os triunfos uruguaio e equatoriano, a Venezuela só manteria vivo o sonho de ir ao seu primeiro Mundial vencendo o Peru. O mesmo serve para a seleção Inca, pois neste cenário um empate seria fatal para ambos.


Continue lendo