Em novo boletim sobre o andamento da reformada Arena da Baixada, o Atlético Paranaense informou nesta segunda-feira que seu estádio está com 62,30% das obras finalizadas. Uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Arena tem até dezembro para completar suas obras, incluindo o processo para instalação do novo gramado e a montagem da cobertura.
Nesta etapa, já foram concluídas as demolições da estrutura anterior para a construção de novas partes e a ampliação do estádio para enquadrá-los nas exigências da Fifa. A arena está recebendo novas arquibancadas, cabines de imprensa, camarotes e áreas vips. Em outros locais, as escadas de acesso, bilheterias, fosso, lojas internas, vestiários, academia e até a churrascaria sofreram alterações.
Os operários agora devem levar mais tempo para execução das obras do novo gramado, que passe por novo processo de terraplenagem. O campo contará com nova drenagem, aquecimento e irrigação.
A nova estrutura será importante também para receber os andaimes que permitirão a montagem da cobertura do estádio. Ao todo, serão 19 torres de andaime em cada lado, 11 delas dentro do campo e 8 colocadas sobre as arquibancadas.
A um custo de R$ 234 milhões (R$ 131 milhões por financiamento federal), a reformada Arena da Baixada terá sua capacidade expandida de 28 mil lugares para 41 mil. O estádio sediará quatro jogos do Mundial, todos na primeira fase da competição.