Futebol

Árbitro paulista vai apitar o Atletiba

19 out 2001 às 20:49

No jogo de interesses que antecede toda partida importante, o Atlético já marcou o primeiro gol. A comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a escalação do paulista Alfredo dos Santos Loebeling para apitar o Atletiba, contrariando suas próprias diretrizes que pregam a utilização de árbitros locais nos jogos entre equipes do mesmo estado. Nos cinco clássicos realizados no domingo, apenas o Atletiba terá um árbitro de fora.

A medida agradou aos dirigentes rubro-negros, que pediam a escalação de um árbitro de outro estado para apitar o clássico. O nome mais cotado para a partida era o do londrinense Héber Roberto Lopes, que no meio do ano foi eleito o melhor árbitro paranaense em atividade. Mas o presidente do Atlético, Marcus Coelho, tinha ressalvas quanto ao seu nome. "Pessoas de fora não são tão suscetíveis às pressões da torcida em clássicos como esse", afirmou Coelho. O presidente do clube já havia defendido essa tese nas finais do estadual deste ano, mas não foi atendido pela Federação Paranaense de Futebol.


O clube adotou essa posição desde o Atletiba de fevereiro deste ano, quando o Coritiba venceu por 2 a 0 após Héber Roberto Lopes expulsar dois jogadores do Atlético ainda no primeiro tempo. O jogo acabou com as expulsões de Milton do Ó, Fabiano e Alessandro pelo Atlético e Marquinhos e Fabinho pelo Coritiba.


A decisão da CBF de atender aos pedidos dos diretores rubro-negros mostra que o clube está com moral alta nos corredores da entidade. O Atlético permitiu que a seleção brasileira utilizasse sem ônus algum seu Centro de Treinamentos por duas vezes este ano (nos jogos contra Panamá e Chile).


Já o Coritiba, que cedeu o Couto Pereira para a partida contra o Chile anda tendo problemas financeiros com a entidade. A CBF alega que o Coritiba precisa pagar um empréstimo de R$ 150 mil reais, utilizados para reformar o estádio para a partida das Eliminatórias.


Enquanto os cartolas disputam o clássico nos bastidores, o técnico Geninho prefere deixar claro quem joga a partida de amanhã. Sem motivos para esconder o jogo, Geninho terá os retornos de Nem, Cocito e Kleber na equipe principal e vai armar sua equipe para buscar a vitória desde o início.


Por causa da forte chuva que caiu na capital, o time rubro-negro treinou em um campo de grama sintética. A novidade foi o surgimento de Nem, que estava com uma amidalite no dia anterior; e Rogério Corrêa, que se recupera de uma gripe.


O técnico Ivo Wortmann preferiu esconder seus pupilos. O time realizou um treino secreto, mas pouca coisa deve ser apresentada de novidade. Um dos dilemas a serem resolvidos é o do aproveitamento ou não do atacante Evair na partida. Considerado o maestro do time em campo, Evair terá sua presença ou veto confirmado horas antes do clássico.

Na defesa, a surpresa pode ser a volta de Pícoli, que treinou nesta sexta-feira e pode aparecer entre os titulares. Em 20º lugar na classificação, uma vitória sobre o principal inimigo pode dar novo fôlego à campanha alviverde, mas um resultado negativo, em casa, deve aumentar a tensão que ronda o Coritiba.


Continue lendo