O atacante Andriy Shevchenko foi o principal destaque da primeira rodada Eurocopa. Com dois gols, ele foi fundamental na primeira vitória da Ucrânia na história da competição, diante da Suécia, por 2 a 1, de virada, nesta segunda-feira. O resultado contagiou os torcedores e a comemoração se espalhou pelas ruas de Kiev, onde aconteceu a partida.
Apesar dos 35 anos e da experiência adquirida ao longo da carreira, o próprio Shevchenko admitiu a emoção após a partida. "Sinto que estou dez anos mais novo hoje", declarou. "Acho que é um grande dia para a Ucrânia. É uma vitória histórica", completou.
A Suécia até saiu na frente nesta segunda, com Ibrahimovic, mas Shevchenko usou a cabeça duas vezes para virar o placar. Após o apito final, ele deu um longo abraço no técnico da seleção ucraniana, Oleg Blokhin, que garantiu ter previsto a façanha do atacante. "Eu tive um sonho no qual ele marcava duas vezes", afirmou. "Mas o Andriy (Shevchenko) não acreditou nisso", completou.
Com ou sem previsão, a atuação do atacante garantiu os primeiros três pontos da Ucrânia na competição e a liderança do Grupo D. O jogador comentou os gols e disse que o segundo saiu de uma jogada ensaiada. "Treinamos a combinação do segundo gol. A bola passou por um pequeno espaço, não havia outra oportunidade para marcar. Mas isso é o futebol, se você tem as chances, precisa marcar. Isto faz a diferença", comentou.