Apesar de ser apenas a quinta campanha na classificação geral, o São Paulo é o primeiro time a se classificar por antecipação ao mata-mata do Paulistão. A goleada sobre o Audax-SP na última quarta-feira, deixou o Tricolor a mais de nove pontos do terceiro colocado, o Comercial, e não pode ser mais alcançado.
O regulamento do Paulistão deste ano é contestado desde o começo. Com a combinação de resultados da última quarta-feira, o São Paulo alcançou os 21 pontos e abriu dez pontos do terceiro colocado do Grupo A, o Comercial e não existem mais chances do Soberano ficar fora das duas vagas do Grupo A, já que só mais nove pontos estão em disputa.
Mesmo com campanha inferior a Santos, Palmeiras, Botafogo e Ponte Preta, times que ainda não garantiram a classificação, o Tricolor se garantiu ao mata-mata. O regulamente ainda permite que times que estejam entre os oito melhores no geral ao término da primeira fase, fiquem de fora por serem terceiros colocados em suas respectivas chaves. Penapolense, Ponte Preta, São Bernardo, Rio Claro, Bragantino, Corinthians, Ituano e Audax correm esse risco.
Dentre os líderes dos grupos, o São Paulo (Grupo A) é o que soma menos pontos, apenas 21. O Botafogo (Grupo B) tem 25, Santos (Grupo C) e Palmeiras (Grupo D) possuem 26 cada e são os líderes gerais do Paulistão.