O brasileiro Antônio Pizzonia será piloto da Jaguar em 2003, anunciou nesta sexta-feira o chefe da equipe, o austríaco Niki Lauda. Pizzonia será o companheiro do australiano Mark Webber, que correu pela Minardi em 2002. "Esta deve ser uma parceria empolgante para a Fórmula 1", disse Lauda.
O amazonense Pizzonia correu este ano na Fórmula 3000, principal categoria de acesso à F-1. Impetuoso, é conhecido na Europa como "Jungle Boy" (Garoto da Selva, em inglês). Ele é o 26º brasileiro - o primeiro do Norte do País - a chegar à principal categoria do automobilismo. É também o segundo brasileiro a ser confirmado na categoria em 2003. O outro é Rubens Barrichello, da Ferrari.
Com o anúncio de Webber e Pizzonia, a Jaguar confirma a demissão de sua dupla de pilotos em 2002, Eddie Irvine e Pedro de La Rosa. Irvine, veterano, deve deixar a F-1. Já o espanhol De La Rosa ainda pode brigar por vaga de titular ou piloto de testes para 2003.
A Jaguar surgiu com a compra da Stewart Racing, do ex-campeão Jack Stewart, pela Ford. Apesar dos altos investimentos da poderosa multinacional norte-americana, a equipe nunca conseguiu deixar o pelotão intermediário da F-1.