Depois de sete rodadas sem vitória, o América-MG ganhou um pouco de fôlego nesta quarta-feira (12), ao golear o Ceará por 4 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi suficiente para tirar o time mineiro da lanterna, mas reduziu a distância para Avaí, 19º colocado.
O América soma agora 24 pontos, dois a menos que o Avaí, e seis abaixo do Cruzeiro, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já a equipe cearense perdeu a chance de se afastar da zona da degola, ao permanecer com 32 pontos, em 15º.
Consciente da necessidade urgente de conquistar pontos, o América partiu para cima do Ceará desde o apito inicial. O time mineiro entrou em campo bem organizado e conseguiu criar boas jogadas, principalmente com Gilson pelo lado esquerdo. Kempes e Fábio Júnior incomodaram bastante a defesa adversária, garantida pelas boas defesas do goleiro Fernando Henrique.
Mas Fábio Júnior tratou de mudar esse panorama, aos 25, em cobrança de pênalti. A penalidade foi sofrida por Gilson, quanto tentava driblar Leandro Chaves. Porém, depois de marcar, o time da casa parece ter perdido o ritmo e o Ceará passou a mandar na partida. Principalmente com Osvaldo, que criou várias oportunidades, todas perdidas pelos companheiros ou barradas em defesas importantes de Neneca.
Com a vantagem, o América voltou para o segundo tempo arriscando menos para evitar abrir espaço para o adversário. Em uma das poucas chances, Rodriguinho pegou uma bola de primeiro e obrigou Fernando Henrique a fazer excelente defesa. Porém, logo depois, o mesmo Rodriguinho bateu de fora da área e ampliou para os anfitriões.
Depois de levar o segundo gol, os visitantes aumentaram ainda mais a pressão, neutralizada pela defesa mineira. Sem eficiência no ataque, o Ceará vacilou na defesa e tomou o terceiro gol, dos pés de Gilson, após contra-ataque, aos 34.
O Ceará descontou três minutos depois. Mas não foi o suficiente para iniciar a reação. O América ainda marcou o quarto, com Léo, aos 45. "Ganhamos, mas ainda precisamos de muito trabalho", comentou Rodriguinho, ao final da partida.
Na 30ª rodada, o América enfrentará o Figueirense, sábado, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Ceará vai encarar o Flamengo no mesmo dia, em Fortaleza (CE).