A Alemanha deu nesta quarta-feira mais um importante passo para se classificar à segunda fase da Eurocopa ao vencer a Holanda por 2 a 1 em Kharkiv, na Ucrânia, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B. A segunda derrota seguida dos holandeses não elimina os atuais vice-campeões mundiais, que seguem com chance de classificação.
No outro jogo do dia, pelo mesmo grupo, mais cedo, Portugal havia vencido a Dinamarca por 3 a 2. Ambos os times têm três pontos. Na última rodada, domingo, a Holanda pega os lusitanos e precisa vencer por dois gols de diferença. Além disso, tem que torcer por vitória da Alemanha contra a Dinamarca. Já os alemães se classificam com um empate, resultado que eliminaria a Holanda.
Os dois gols da Alemanha no jogo foram marcados pelo artilheiro da Eurocopa, o matador Mario Gomez. No primeiro, aos 23 minutos, Muller desceu pela meia e fez passe perfeito no meio da zaga para o centroavante, que dominou girando sobre a bola e bateu para o gol tirando do goleiro.
Depois, aos 38, Gomez fez o segundo. Desta vez a jogada foi pela direita, com Schweinsteiger, que encontrou Gomez livre na área. Ele bateu cruzado e fez um bonito gol, o terceiro dele na Eurocopa, se igualando ao russo Dzagoev.
Mesmo com amplo domínio territorial, a Alemanha não conseguiu ampliar a vantagem na primeira etapa. No intervalo, o técnico da Holanda equilibrou a partida trocando Afellay por Huntelaar e Van Bommel por Van der Vaart.
Com isso, os holandeses passaram a jogar mais no ataque, assustaram a defesa germânica e conseguiram descontar, com Van Persie, que recebeu na esquerda, levou a bola até a meia lua e acertou lindo chute, sem chances de defesa para Neuer.