Ainda como jogador, Alemão soube bem como é o compromisso de fazer parte de uma das safras mais talentosas do Londrina Esporte Clube. Agora como treinador, terá a missão de conduzir um promissor time alviceleste a um desempenho tão bom quanto o que ele e uma geração que à época contava com talentos como o lateral Binho, o meia Luciano Araújo e o atacante Agnaldo teve dentro de campo, lá no início dos anos 90.
O desafio está chegando. A partir de 3 de janeiro, o Tubarão começa a se preparar no CT da SM Sports para a disputa do Campeonato Paranaense de 2019. A estreia será dia 20 do mesmo mês, diante do Cianorte. E o torcedor alviceleste deve ver nos gramados do Estado uma equipe de jogadores experientes e identificados com o clube, que terão a missão de formar um time competitivo ao lado de jovens talentos promovidos do LEC Sub-19.
"Acredito em uma grande equipe para este Estadual", afirma Alemão. "O mais adequado para o Londrina neste momento é aproveitar esses jogadores mais experientes que vão permanecer no clube com a vitalidade desses atletas que sendo promovidos à equipe principal. E temos que entrar nessa competição para sermos os melhores. Se possível, como campeão. E nós vamos lutar por isso", declara o comandante, que vai substituir Roberto Fonseca no início da próxima temporada.
PRATAS DA CASA
Sete atletas serão promovidos ao time principal para a disputa do Paranaense de 2019. A lista conta com o meio-campo Matheus Bianqui, com os atacantes Anderson Oliveira e Uélber. Todos com 20 anos de idade. Um trio poderoso. Juntos, eles anotaram quase metade (38) dos 84 gols que os juniores do Tubarão marcaram nas competições do ano – Copa São Paulo, Estadual e Copa do Brasil da categoria.
O goleiro Biagi, o zagueiro Casagrande, o lateral-esquerdo Felipe e o volante Pedro Cacho, todos de 19 anos de idade, também estão entre os recém-promovidos. Além de darem a consistência ofensiva para aqueles que balançavam as redes adversárias lá no ataque, os quatro ajudaram o LEC Sub-19 a terminar a temporada com uma média de gols sofridos que não chegou a um por jogo.
Outro jovem talento que subiu para o time principal é o atacante Ardley, de 20 anos. Jogador talentoso, de velocidade. E mesmo com a pouca idade, já é experiente. Chegou aos juniores do LEC em julho, após já atuar como profissional pelo Independente de São José dos Pinhais em duas temporadas. Em uma delas, conseguiu o acesso da terceira para a segunda divisão estadual com o time da Região Metropolitana de Curitiba.
Estamos subindo sete atletas de uma só vez, mas isso não é por acaso. É porque eles demonstraram que têm condições de subir", garante Alemão, que com esse grupo conseguiu marcas expressivas. Dentre elas, a melhor campanha londrinense na Copa São Paulo de Futebol Júnior desde 1994, época em que ele ainda era jogador dos juniores. Outra foi as 18 rodadas iniciais de vitórias do Estadual Sub-19, a maior sequência já estabelecida por um participante na História da competição.
"Acredito que esses meninos podem se sobressair", analisa o treinador sobre a nova safra de talentos que aparece. "Mas isso vai ocorrer aos poucos, cada um ao seu tempo. Não vamos colocar todos esses meninos para jogar de uma vez. Vamos trabalhar para que eles possam ir entrando no decorrer dos jogos e no contexto da equipe, para que possam ter o crescimento que acreditamos que eles vão ter. Afinal, talento todos eles têm", garante Alemão.
Experiência
A turma nova que está chegando é um bom reforço, claro. Mas a responsabilidade de ajudar a fazer um bom Paranaense de 2019 será também (e principalmente) de outros nomes importantes e mais experientes do Tubarão. É o caso do volante Germano, um dos maiores ídolos do clube e que segue no LEC para o ano que vem. O zagueiro Luizão, o volante Anderson Leite e o lateral-direito Matheuzinho, são outros nomes já consolidados e que disputarão o regional com a camisa azul e branca.
"A composição do elenco ainda está sendo feita pela diretoria. Mas certamente teremos uma equipe bem equilibrada", adianta Alemão. "E teremos a vantagem de contar com jogadores que já se conhecem. No Londrina que vai disputar o Estadual, 90% dos atletas já conhecem o clube e a estrutura de trabalho. São jogadores muito importantes para o nosso processo de trabalho. E são esses jogadores mais experientes, que tem mais tempo de clube, que terão a oportunidade para atuar num primeiro momento", conta o treinador.
Em meio à montagem do elenco, algumas presenças para o Estadual já estão garantidas. É o caso dos goleiros Alan e Matheus Albino, este, recém-contratado. O zagueiro Marcondes e o lateral-esquerdo Igor Miranda também já estão confirmados pela diretoria para o PR 2019. Inclusive participaram da última rodada do Brasileiro da Série B de 2018, diante do Guarani, em Campinas. Um jogo que serviu de observação para aqueles que não vinham atuando.
Outros jogadores, que pertencem ao Alviceleste e que estão emprestados a outros clubes, são aguardados no CT da SM Sports em 3 de janeiro. É o caso dos laterais Maicon Silva, ex-Paysandu, e de Raí Ramos, que defende atualmente o Shukura, da Geórgia. Também retorna o volante Romulo, que disputou a Série B nacional pelo Atlético Goianiense, e o meio-campo Marcinho, que atuou pelo Oeste-SP, na mesma competição.
O meio-campo Matheus Olavo e o atacante Safira seguem no clube, em tratamento médico, após serem submetidos a cirurgia no joelho em setembro último. O zagueiro Matheus Mancini, o lateral-esquerdo Sávio e os atacantes Luccas Brasil e Marcelinho negociam ainda permanência no LEC para o início da próxima temporada.