Copa do Mundo 2010

Em treino fechado, Josué trabalha entre os titulares

18 jun 2010 às 15:11

Dunga voltou a fechar o treino da seleção brasileira nesta sexta-feira, algo que já tinha feito três vezes antes da estreia na Copa do Mundo. Dessa vez, porém, ele cumpriu determinação da Fifa e liberou os 30 minutos iniciais da atividade para a imprensa, que teve que deixar o local depois desse período. A novidade do trabalho foi a presença do volante Josué entre os titulares, no lugar de Gilberto Silva.


Enquanto a imprensa teve acesso ao treino, os jogadores fizeram apenas aquecimento. Depois que os jornalistas foram embora, Dunga comandou um trabalho tático, em que exercitou jogadas de ataque e lances de bola parada. Nessa parte da atividade, Josué estava entre os titulares. Mas a CBF não divulgou o que teria acontecido com Gilberto Silva - algum problema ou ida para reserva por opção do treinador.



Com exceção de Josué, todos os titulares no treino desta sexta foram os mesmos que começaram jogando na vitória sobre a Coreia do Norte, na última terça, quando o Brasil estreou na Copa. Assim, fica um certo mistério no ar sobre a possibilidade de troca de volantes no time que enfrentará a Costa do Marfim no próximo domingo.



O treino desta sexta, inclusive, aconteceu num lugar diferente. Para fugir do péssimo gramado do campo da Hoerskool Randburg, escola onde o Brasil vinha treinando desde que desembarcou na África do Sul, Dunga levou os jogadores para outro centro de treinamento disponibilizado pela Fifa em Johannesburgo, também próximo do hotel onde a delegação brasileira está concentrada.



Assim, a seleção treinou no campo de outra escola da região, a Saint Sthithians, que não tinha nem as placas oficiais de publicidade da Fifa - talvez por não ter dado de tempo de colocá-las, diante da decisão do Brasil de alterar o centro de treinamento. Como o local tem um gramado melhor do que a Hoerskool Randburg, a mudança pode ser definitiva.


De qualquer maneira, o treino deste sábado da seleção brasileira será no estádio Soccer City, também em Johannesburgo, onde acontecerá o jogo de domingo diante da Costa do Marfim, pela segunda rodada do Grupo G da Copa. Mas Dunga certamente fará apenas um trabalho leve, dentro do tempo regulamentar da Fifa (1 hora), para reconhecimento do gramado do local.


Continue lendo