A Coreia do Sul foi a seleção responsável pela primeira vitória na Copa do Mundo da África do Sul ao derrotar o Grécia por 2 a 0, neste sábado, em partida disputada no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elisabeth, e válida pelo Grupo B do torneio.
O confronto entre as duas equipes consideradas coadjuvantes, em uma chave que também conta com Nigéria e a favorita Argentina, foi completamente dominado pela Coreia do Sul, que poderia ter conseguido uma goleada se aproveitasse as chances de gol que teve. A equipe asiática apostou na velocidade dos seus atacantes e teve sucesso diante de um adversário que sofreu com as falhas do seu sistema defensivo.
Além disso, a aposta grega em jogadas aéreas não surtiu efeito, diante do bom posicionamento dos defensores sul-coreanos. Assim, a Grécia, que só havia participado do Mundial dos Estados Unidos, em 1994, segue sem marcar gols em jogos da Copa do Mundo. Agora, a equipe acumula quatro derrotas, com 12 gols sofridos.
O JOGO
Com um meio-de-campo organizado, uma marcação eficiente e um ataque veloz, a Coreia do Sul dominou completamente o primeiro tempo da partida contra a Grécia e abriu o placar logo aos seis minutos. Após cobrança de falta da esquerda, a defesa grega falhou e Jung-Soo Lee, sozinho, cabeceou para as redes. Com o controle do jogo, a equipe asiática até reclamou de um pênalti não marcado. Aos 15, Chung-Yong deu chapéu em um defensor grego e foi derrubado ao tentar finalizar.
O domínio amplo do jogo por parte da Coreia do Sul, que marcava forte os jogadores gregos, rendeu várias oportunidades de gol. A principal delas aconteceu aos 27 minutos. Chu-young foi lançado em velocidade, invadiu a área e finalizou rasteiro. O goleiro Tzorvas fez defesa com o pé, evitando o segundo gol da partida. Já a Grécia, sem criatividade no meio-de-campo, se resumia aos cruzamentos, mas não chegou a ameaçar a meta adversária na etapa inicial.
Insatisfeito com o rendimento do sistema defensivo, Otto Rehhagel sacou o meia Karagounis e colocou o defensor Patsatzoglu na seleção grega no intervalo. A mudança, porém, não surtiu efeito e a Coreia do Sul repetiu o que havia feito no primeiro tempo, se aproveitando de nova falha dos adversários. Aos seis minutos, Park roubou a bola no meio-de-campo, partiu em velocidade, penetrou na grande área e bateu na saída do goleiro Tzorvas, fazendo 2 a 0 para os sul-coreanos.
VANTAGEM
Nem a vantagem da Coreia do Sul mudou o panorama do jogo, sob controle da equipe asiática, com amplo domínio sobre o adversário, que não ameaçou o goleiro Sung-Ryong. E a equipe desperdiçou boa chance aos 17 minutos. Cha Du-Ri cruzou para o atacante Chu-Young Park, que cabeceou para fora.
A entrada do centroavante Kapetanos trouxe mais força ofensiva para a Grécia, que seguiu apostando em cruzamentos para tentar diminuir a vantagem da Coreia do Sul. Em um desses, aos 24 minutos, Salpingidis cruzou para Kapetanos, que concluiu para fora. Recuada, a Coreia do Sul tentou chegar ao seu terceiro gol em contra-ataques. Aos 37 minutos, Chu-Young chuta de longe e Tzorvas, com dificuldade, espalmou para escanteio.
A Coreia do Sul teve nova chance de gol no final da partida. Aos 41 minutos, Chung-Yong aproveitou rebote de cruzamento na grande área, chutou e Tzorvas evitou o terceiro gol ao espalmar a bola.
A Coreia do Sul voltará a jogar em 17 de junho, contra a Argentina, pela segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo. No mesmo dia, a Grécia tentará se reabilitar diante da Nigéria.
FICHA TÉCNICA:
Coreia do Sul 2 x 0 Grécia
Coreia do Sul - Jung Sung-Ryong; Lee Young-Pyo, Lee Jung-Soo, Cho Yong-Hyung e Cha Du-Ri; Park Ji-Sung (Ki Sung-Yueng), Kim Jung-Woo, Ki Sung-Yueng e Lee Chung-Yong (Kim Jae-Sung); Yeom Ki-Hun e Park Chu-Young (Lee Seung-Yeoul). Técnico: Huh Jung-Moo.
Grécia - Tzorvas; Seitaridis, Vyntra, Papadopoulos e Torosidis; Katsouranis, Tziolis, Samaras (Salpingidis) e Karagounis (Patsatzoglu); Gekas e Charisteas (Kapetanos). Técnico: Otto Rehhagel.
Árbitro - Michael Hester (NZL).
Gols - Jung Soo-Lee, aos seis minutos do primeiro tempo; Park Ji-Sung, aos seis minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo - Torosidis (Grécia).
Local - Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elisabeth.