Com a chegada de um ano novo, é comum as pessoas criarem metas que desejam alcançar ao longo do ano. Há quem inclua desenvolver o hábito da leitura como um objetivo. Pensando nisso, o CEO do Clube de Autores, Ricardo Almeida, listou três dicas para quem pretende começar 2022 com a leitura a todo vapor.
Temas
O hábito da leitura está diretamente relacionado à conexão desenvolvida com o assunto que se lê. Quanto maior a conexão, maior a chance de você se gostar da atividade. Portanto, escolha sempre temas com os quais você se identifique, independente da opinião de terceiros.
Clássicos
Para começar a se aventura no mundo da leitura, experimente começar por clássicos de autores renomados, como Machado de Assis, José Saramago, Fiodor Dostoievsky e Gabriel García Márquez. Quando se trata de clássicos, não faltam obras já aclamadas e comprovadamente prontas para conquistar novos leitores.
Novas experiências
Entrar em contato com livros de escritores contemporâneos também pode ajudar a tonar a leitura um hábito. O fato do autor e do leitor compartilharem o mesmo pano de fundo socioeconômico contribui para que a identificação com o estilo da história seja maior. Além disso, atualmente, os personagens e as temáticas são mais naturais e, consequentemente, mais engajadoras
.