Alessandra Aparecida Corrêa Joia, de 20 anos, superou as outras 16 concorrentes e foi eleita a nova rainha do rodeio de Boa Esperança do Sul, cidade localizada no interior de São Paulo.
QUEM É A RAINHA DO BES RODEO SHOW 2023
Alessandra trabalha como agente saúde na cidade pela qual foi eleita rainha do rodeio local.
Leia mais:
Após foto no perfil do Oscar, Fernanda Torres bate 1 milhão de seguidores
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Como a Netflix, sem remakes, tenta driblar a concorrência com histórias locais
Veja os participantes do formato inédito do reality MasterChef Confeitaria
Transexual, ela iniciou a transição de gênero há cerca de cinco anos. Em entrevista à EPTV, a jovem celebrou a vitória por "romper" o preconceito.
"Foi gratificante ver que estamos rompendo um pouco esse preconceito", afirmou, ressaltando que se inscreveu no concurso após ser encorajada por amigos.
"Meus amigos de trabalho falaram que eu tinha altura, beleza para poder participar, acabei me inscrevendo", explicou.
COMO FOI A COMPETIÇÃO
No total, 17 mulheres entre 18 e 30 anos se inscreveram para concorrer ao título. Todas as candidatas foram avaliadas por uma comissão técnica, que selecionou as sete finalistas, entre as quais Alessandra.
A decisão ficou por conta de uma votação popular, realizada online, que durou dois dias. No final, Alessandra obteve 33,9% dos votos e foi a grande vencedora.
Ela foi coroada no baile que aconteceu na última sexta-feira (14), em um evento que marcou a volta do BES Rodeo Show à Boa Esperança do Sul.
PRECONCEITO
Após ser eleita rainha, Alessandra se tornou alvo de comentários preconceituosos. A prefeitura de Boa Esperança do Sul se manifestou em repúdio e disse não tolerar a transfobia contra a jovem.
O prefeito do município, Manoel do Vitorinho, disse que é preciso que toda a sociedade se una contra atitudes discriminatórias. "Tudo o que mais queremos é ver uma sociedade cada vez mais cheia de amor, acolhimento, esperança e inclusão", afirmou.
Veja a nota da prefeitura:
"A Prefeitura de Boa Esperança do Sul recebeu com total indignação e repudia, com veemência, os comentários e atos transfóbicos e criminosos que estão sendo cometidos contra a mulher eleita para ser a rainha do BES Rodeo Show 2023, Alessandra Aparecida Corrêa Joia.
Nenhuma forma de preconceito é e será admitida contra Alessandra e qualquer outra pessoa do município. Transfobia é crime, com decisão até mesmo do Supremo Tribunal Federal, e a Prefeitura de Boa Esperança do Sul não medirá esforços para garantir o bem-estar da candidata, superar a discriminação e agir contra os intolerantes.
A sociedade precisa entender que qualquer pessoa tem o direito de ser feliz e viver como quiser. Com um coração puro, uma história de determinação e humildade e uma simpatia que surpreende, Alessandra seguirá fazendo história no município e em todo o país. A Prefeitura de Boa Esperança do Sul sente orgulho de ver que uma boaesperancense conquistou um lugar que vai inspirar muitas outras mulheres de todo o Brasil.
É preciso respeitar alguém que foi eleita por voto público, de uma população que escolheu e fez história ao apoiar Alessandra. Mais do que tudo, é preciso respeitar a vida. O respeito com o próximo é o básico da mínima educação que se tenha. E isso não será exigido somente pela Prefeitura deste município, mas sim por toda a população."
"Todos nós precisamos entender que para além de não ter preconceito, precisamos juntos lutarmos contra. É triste pensar que ainda há maldade nesse mundo. Tudo o que mais queremos é ver uma sociedade cada vez mais cheia de amor, acolhimento, esperança e inclusão", enfatiza o prefeito Manoel do Vitorinho.