Se você perguntar para os telespectadores de programas culinários, Masterchef é, sem dúvida, o mais falado dos últimos tempo entre os televisionados nos canais abertos.
Com mais episódios que as últimas temporadas, a terceira edição de Masterchef tem a meta de manter a audiência da Band crescente.
Para a apresentadora Ana Paula Padrão, o sucesso do programa se deve ao aumento de renda no país nos últimos dez anos, quando a comida deixou de ser só uma necessidade básica para virar um prazer.
"Antes, para a maioria da população, comer era uma necessidade fisiológica, não era um prazer. Passou a ser um prazer quando a gente pôde ir ao mercado e comprar coisas que não estavam na lista das necessidades, a cesta básica. Daí para tentar uma receita nova, usar um ingrediente novo, foi um pulo. Se interessar por programas que ensinam receitas, brincam com culinária ou giram em torno da comida, foi outro pulo", defende a jornalista.
Ela conta que o formato do MasterChef existe há mais de 20 anos, mas as emissoras não tinham interesse em veicular um programa assim na TV aberta, muito menos em horário nobre, porque culinária era considerado um tema menos nobre. Ensinar receitas ou falar de comida durante muitos anos só acontecia na TV em programas e horários específicos para a dona de casa.
"Isso mudou nos últimos anos. Finalmente, apesar da crise atual, somos um país mais de classe média. Em um país muito pobre, é impossível falar de comida, se não for para atender uma necessidade imediata. Mas, em qualquer sociedade que tem dinheiro para comprar e ter prazer com a comida, o interesse em ver receitas e ver ingredientes novos é natural", comenta a apresentadora.
(com informações do site UOL)