Teatro

Um fenômeno que o Brasil está descobrindo

11 out 2002 às 18:45

As noites desta quarta e quinta-feira no Hermes serão especiais. O tradicional bar recebe um convidado dos mais ilustres em seu palco: o violonista Yamandú Costa, a principal revelação do violão brasileiro. Yamandú toca choro e bossa nova, mas também flerta com ritmos gaúchos como milongas, zambas e chamamés. Além de ser um instrumentista de violão de 7 cordas, é compositor e arranjador. No Hermes ele apresenta o show "Múltiplas Notas".

Nascido em Passo Fundo, começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo "Os Fronteiriços" e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, a única escola musical de Yamandú era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai.


Depois de ouvir Radamés Gnatalli, começou a procurar por outros músicos brasileiros, como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro.


Um dos maiores fenômenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandú confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Sozinho no palco, é capaz de levantar em êxtase platéias das mais sofisticadas, emociona os mais apurados ouvidos.


Sua interpretação performática renova cada música que ele toca e revela profunda intimidade com seu instrumento. Todo reconhecimento que recebe em seus 22 anos é apenas um reflexo do que ele leva a seu público, recriando a magia da música em seu toque, passando pelo seu corpo e se transformando quase milagrosamente.


Com pouca idade, Yamandú já tem um currículo invejável. Apresentou-se com artistas de renome como Renato Borghetti, Armandinho, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Almir Sater, Marcelo Bratke, Paulo Moura, Dino 7 cordas e Altamiro Carrilho. Participou individualmente de shows, com Baden Powell, Elba Ramalho e Toquinho.


Em Junho venceu o Prêmio Visa Edição Instrumental de 2001, primeiro colocado pelo júri oficial e júri popular. Em outubro de 2001 apresentou-se com uma performance singular no Free Jazz Festival, no Rio e em São Paulo, abrindo a noite dos artistas tradicionais do Jazz.


Serviço:
Yamandú Costa

Local: Hermes Bar
Endereço: Av. Iguaçu, 2.504
Data: 23 e 24 de outubro, quarta e quinta-feira
Horário: 22h
Ingressos: R$ 15 de couvert (reservas pelo telefone)
Fone: (41) 3018-9320
Site: www.hermesbar.com.br


Continue lendo