Bárbara Bava perdeu a licença médica devido a seus experimentos. A escritora Bruna Bloch é capaz de cometer atos politicamente incorretos para superar a falta de inspiração. E a simpática garota do interior, Cristi Costa, está prestes a se transformar em cobaia humana. As personagens, típicas de um trash movie, estão em ''Nervo Craniano Zero'', montagem da Companhia Vigor Mortis, que faz sua estreia nacional nesta quinta-feira à noite, no Teatro da Caixa, em Curitiba.
''Esse estilo de narrativa em nossos espetáculos vem de longa data, segue nossa pesquisa sobre a escola de horror do Gran Guignol. Essa peça nasceu de uma pequena reunião, em que discutíamos a temática de um novo espetáculo. A Rafaella (Marques, atriz londrinense) sugeriu um laboratório clandestino, que é tradicional no Gran Guignol, mas queria alguma coisa um pouco diferente'', conta o diretor Paulo Biscaia.
Gran Guignol é o termo usado para a especialidade no entretenimento de horror, tema recorrente no teatro homônimo que funcionou em Paris entre o final de 1800 e meados de 1900. Além dessa influência, Biscaia admite na peça referências ao trabalho do diretor David Cronenberg, famoso pelas películas ''Gêmeos - Mórbida Semelhança'' e ''A Mosca''. ''Escrevi um texto pensando em explorar a narrativa do Cronenberg, que fez coisas com modificação corporal'', explica Biscaia.
Mário Bava, Dario Argento e Lucio Fulcci, ''santa trindade'' do ''giallo'' - cinema de horror italiano baseado em folhetins de mistério e suspense, que originou os gêneros ''slasher'' e ''gore'' -, também estão presentes na peça. ''Não é uma peça de época mas a estética, os figurinos e os cenários lembram um pouco esses filmes italianos da década de 70'', nota Biscaia.
A peça estreia em grande fase da Companhia Vigor Mortis: o filme independente ''Morgue Story - Sangue, Baiacu e Quadrinhos'', adaptação de um espetáculo do grupo, já foi premiado em cinco dos 12 eventos, a maioria internacionais, em que está indicado. ''É muito complicado fazer um filme de produção baixa e conseguir a distribuição. Estamos bolando uma estratégia para a distribuição final do filme em outubro'', adianta Biscaia, que pretende levar a produção para as telonas em outras praças e distribuir também em DVD a partir do segundo semestre.
''Nervo Craniano Zero'' tem no elenco Simone Martins (Barbara Bava), Rafaelle Marques (Cristi Costa) e Michelle Pucci (Bruna Bloch) e promete muito mais ''sangue'' do que as montagens anteriores.''
SERVIÇO
- Nervo Craniano Zero.
Quando - De quinta a sábado, às 21h, e aos domingo, às 19h
Onde - Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280), em Curitiba
Quanto - R$ 20 e R$ 10 (meia)
Classificação - 14 anos