A cultura nordestina toma conta dos arcos do Museu de Artes de Londrina neste final de semana. De 28 de agosto a 1º de setembro é realizada a 7ª Festa Nordestina. O evento reúne diversas manifestações culturais do Nordeste como apresentações musicais, exposições, filmes, comidas típicas, artesanato e literatura de cordel. Entre as exposições estão "O real e o fantástico de J. Borges, o gravador do Nordeste", que vai ficar exposta no museu de Arte de Londrina até o dia 08 de setembro. A exposição mostra gravuras do artista pernambucano, que é considerado o maior gravador do país.
J. Borges também mostra o seu trabalho com literatura de cordel e exibe um documentário sobre sua obra no dia 29 de agosto, às 10h. A outra exposição aberta no Museu de Artes é "Varais: Retalhos da Cultura Populá", com fotos de Carla Modesto, e que fica aberta até domingo na Biblioteca de Artes do Museu.
As barracas de comidas típicas, artesanato e literatura de cordel funcionam a partir das 18h, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, e a partir das 10h nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Entre os pratos típicos que podem ser encontrados na festa estão cuscuz, acarajé, vatapá, buchada de bode, carne de sol, tapioca e sarapatel.
A Festa Nordestina também vai ser marcada pela exibição de filmes na Videoteca do Museu, sempre começando às 16h. No dia 28 é exibido "O Cangaceiro", no dia 29 "Central do Brasil", no dia 30 "Eu, Tu, Eles", no dia 31 de agosto "Tieta do Agreste", e no dia 1º de setembro "O Auto da Compadecida".
A música e a dança tomam conta da festa nos dias 31 de agosto e 01 de setembro. Artistas como Chiquinho do Maranhã, Johnny Casa Nova, Teixeira, Miran, Edval Andrade, Mestre Paraíba e o Espaço Latino de Dança se revezam no palco nos dois últimos dias da festa.
Algumas atrações já estão com o horário programado. No dia 31 de agosto, o grupo de retalho de cultura popular Ciranda se apresenta às 18h30. Para o domingo, dia 1º de setembro, a programação traz a apresentação do Boi da União, grupo de Bumba Meu Boi do conjunto União da Vitória, às 16h. Depois é a vez do grupo de Capoeira Expressiva Cosmogonia Cultural dar um show de ginga, às 18h.
O último dia da festa também vai ser regado a muito forró. O grupo Pé de Pano, formado pelos músicos Beto Júnior (voz e violão), Alexandre (sanfona), Leandro (triângulo) e Rinaldo (zabumba), vai comandar o arrasta-pé com um repertório que vai do forró clássico de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, ao forró universitário do grupo Falamansa.
Serviço:
7ª Festa Nordestina de Londrina
Data: 28 de agosto a 1º de setembro
Local: Museu de Artes de Londrina
Endereço: R. Sergipe, 640
Horário: de 28 a 30 de agosto a partir das 18h; e nos dias 31 de agosto e 1º de setembro a
partir das 10h
Ingressos: entrada franca
Telefone: (43) 334-3977