Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Norte do Paraná

Teatro sobre uso da rede de esgoto percorreu norte do Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
18 dez 2013 às 13:24

Compartilhar notícia

Teatro Fênix em Apucarana ficou lotado para apresentação da peça que ensina usar a rede de esgoto - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um público de quase 900 pessoas – a maioria crianças e adolescentes – moradores das cidades de Londrina, Apucarana, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio assistiu, desde o mês de julho, ao espetáculo teatral "Meu Esgoto Favorito", montado especialmente para a Sanepar. A peça é um projeto piloto feito para a Região Norte do Estado e foi montada e apresentada pela organização cultural Plantão Sorriso.

O objetivo é promover a reflexão sobre como o mau uso da rede coletora do esgoto pode prejudicar o meio ambiente e também a saúde da comunidade. "Foi um canal diferente que encontramos para fazer educação ambiental e levar esta informação o mais perto possível do público-alvo", afirma o gerente geral da Região Nordeste, Carlos Roberto Pinto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele destaca o humor como um interessante recurso para apontar os hábitos inadequados do uso da rede de esgoto. "Por meio do palhaço, abordamos erros comuns, como jogar papel higiênico no vaso sanitário e óleo de cozinha na pia da cozinha, que muitos ainda não conhecem as consequências", alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro

Imagem de destaque
Aulas todas as quartas

Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina

Imagem de destaque
Despedida

Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas

Imagem de destaque
Programe-se!

Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado


A PEÇA – Na história de "Meu Esgoto Favorito", um menino investiga quem é o culpado pela rede de esgoto ter estourado próximo à quadra de futebol do seu bairro. Ele então descobre que todo mundo pode ter colaborado para a situação - uma pessoa despeja óleo de fritura na pia da cozinha, outra joga fraldas no vaso sanitário. Ao todo, são sete personagens interagindo com o público e buscando a reflexão sobre seu comportamento.

Publicidade


Com 45 minutos de duração, o espetáculo encantou o público por onde passou. Em Santo Antonio da Platina, a peça foi apresentada para 120 alunos do Centro Educacional Lar Menino Jesus Adolescente, localizado numa região carente que acaba de ser beneficiada pela ampliação da rede coletora de esgoto.


O menino Lucas Carvalho Juventino, de 11 anos, admitiu que já jogou papel no vaso sanitário e que nunca mais fará isto sabendo que pode ajudar a preservar o meio ambiente. "Além disso, pode até dar problema dentro da minha casa. Podem aparecer ratos por lá", disse ele impressionado com o figurino do personagem Esgoto.

Em Apucarana, mais de 400 alunos da rede pública e crianças da comunidade assistiram ao espetáculo no Cine Teatro Fênix. A professora Mirian Montanoli Doriva, da Escola Municipal José Brazil Camargo, fez uma avaliação positiva da iniciativa. "Foi uma apresentação bem didática e instrutiva. O aprendizado foi facilitado porque o conteúdo estava muito bem alinhado", disse. Ela diz que os alunos já tinham noção do que era esgoto e que reconhecem a importância do serviço para a saúde e para a preservação do meio ambiente. O bairro Michel Sonni, onde a escola está localizada, é um dos contemplados pela obra de expansão da rede coletora que está em execução, cujo investimento é de R$ 20 milhões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo