O Teatro Guaíra, em Curitiba, vai passar pelo primeiro restauro completo desde a sua inauguração, em 1954. Na primeira fase da obra, os auditórios Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) e Salvador de Ferrante (Guairinha) receberão novos carpetes e todas as poltronas serão reparadas, incluindo a troca de tecidos e recuperação da estrutura em madeira e das engrenagens, mantendo o mesmo padrão.
"Não adianta ter um equipamento se ele não puder ser usado adequadamente. O Guaíra é um espaço muito importante para a nossa cultura e merece este restauro", destaca o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana.
O restauro será feito por etapas, a partir dos projetos executivos elaborados pela empresa PJJ Malucelli, vencedora da licitação lançada em 2012. Como o prédio é tombado, toda intervenção deve ser feita de acordo com a legislação e sob a ótica da preservação do patrimônio histórico. A revitalização engloba ainda a impermeabilização do teatro, isolamento acústico, modernização da cenotecnia, iluminação cênica, imagem e sonorização, portarias, camarins, além de recuperação das redes hidráulica e elétrica, geradores de energia sistema de carga e descarga e mobiliário.
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
Somente no primeiro semestre de 2013, mais de 20 mil pessoas passaram pelos auditórios. "Com esses primeiros restauros vamos oferecer ao público mais conforto e comodidade. Em breve também serão licitados o ajardinamento e iluminação externa do prédio. Em 2014, vamos licitar as reformas de todos os banheiros e portarias", anunciou Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra.
ESTRUTURA – O Centro Cultural Teatro Guaíra, mantido pelo Governo do Estado, é referência internacional na área cultural. Localizado no coração da capital paranaense, a estrutura ocupa 17 mil metros quadrados. O projeto arquitetônico é de Rubens Meister, um dos principais nomes da arquitetura modernista do Brasil. A construção começou em 1952.
O prédio abriga três auditórios. O Salvador de Ferrante, conhecido como Guairinha, foi o primeiro a ser inaugurado, em 1954, com 496 lugares, divididos entre plateia e balcão. O Bento Munhoz da Rocha Netto possui 2.167 lugares, divididos entre plateia, primeiro e segundo balcões, e foi inaugurado em 12 de dezembro de 1974. O auditório Glauco Flores de Sá Brito, o Miniauditório, com 107 lugares foi o último a ser inaugurado, em 1975. Seu espaço pequeno e aconchegante apresenta condições técnicas para espetáculos de pequeno porte.
LICITAÇÃO - As licitações para os serviços foram abertas e as empresas devem retirar o edital no site www.comprasparana.pr.gov.br. As propostas devem ser entregues para a Comissão de Licitação do Teatro Guaíra, na sala 208, em horário comercial, Rua XV de Novembro, 971. Para retirada e troca dos carpetes as propostas devem ser entregues até 31 de outubro e para restauro das poltronas, até 4 de novembro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3304-7952 e 3304-7929.