O Festival de Teatro de Curitiba chega ao fim neste domingo, 8 de abril e, nesse Feriadão de Páscoa, muita gente que circular pela capitala paranaense certamente vai esbarrar com alguma intervenção cênica ligada à mostra. São vários espetáculos em praças, entre eles, Companhia Frazão, encenada pela estreante Companhia do Intérprete. O ator e diretor Elderson Melo conta que o espetáculo é baseado em O Mambembe, de Arthur Azevedo. ''Trabalhar em espaço alternativo, como a praça, tem dois lados. No caso de um espetáculo de rua, como o nosso, o primeiro aspecto é tornar o teatro acessível ao transeunte, que não estaria ali para ver uma peça, mas que o teatro foi até ele'', explica.
O Mambembe é uma das principais obras do dramaturgo maranhense e fez sucesso especialmente com uma montagem dirigida por Giani Ratto em 1959, que trazia no elenco atores como Fernanda Montenegro e Sérgio Britto. ''O texto de Arthur de Azevedo foi escrito em 1904, e é impressionante como continua atual. Ao contar a história de uma companhia mambembe que luta para sobreviver, a peça mostra como ainda é muito difícil a situação de quem faz teatro no Brasil'', diz o diretor.
A Companhia do Intérprete foi fundada em 2011 e reúne jovens atores e professores de teatro formados pela Faculdade de Artes do Paraná. Seus integrantes desenvolvem pesquisas voltadas especialmente para o campo da comicidade.
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
''Companhia Frazão''
06/04, às 13 horas; 07/04 às 15 horas; 08/04 às 15 horas e às 17 horas, na Praça Santos Andrade. Entrada gratuita