Uma boa sugestão para a temporada de férias com as crianças em casa é o teatrinho sustentável. A atriz Lara Cardoso, que interpreta a personagem Helô Heloilda no YouTube, dá dicas para estimular as crianças já alfabetizadas a escrever, criar e interpretar um roteiro criativo e ainda conectar toda a família em torno de uma apresentação personalizada pelos pequenos. E ainda vale estimular a sustentabilidade reciclando materiais para criar a peça.
Confira o passo a passo:
1. Tudo começa pelas ideias
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
Uma peça divertida não começa com texto pronto, mas com uma base. Pense nos personagens, descreva as características físicas e de personalidade de cada um.
Dica sustentável: vale reaproveitar o verso de papeis para escrever as ideias.
2. Crie o roteiro
Pense na história que quer contar. Pode ser sobre praia, animais, viagens, conversas da família, uma conversa entre bonecos, uma reprodução da historinha preferida.
Dica sustentável: vale fazer cartazes e fazer uma peça ecológica em defesa das plantas e dos animais também.
3. Pense no cenário
As crianças podem fazer colagens em cartazes, pregar lençóis entre duas cadeiras, ou simplesmente colocar um móvel baixo em frente à árvore de Natal para fazer um teatro de fantoches. Vale também interpretar, cantar e dançar como pequenos atores diante da família.
4. Escolha músicas de fundo
Músicas divertidas em volume baixo dão o clima à peça para deixar a casa mais animada. Vale pedir ajuda aos adultos para montar uma playlist.
5. Crie figurinos ou personagens
Vestidos podem se tornar roupas engraçadas para meninos e meninas, por exemplo, e cartolina, pode ajudar a criar fantasias descartáveis. A família também pode encomendar fantasias. Se for teatro de fantoches, existem sites que disponibilizam imagens para recortar, pintar e colar.
Dica sustentável: vale usar rolos de papel higiênicos para fazer bonequinhos.
6. Ensaie antes
Para toda apresentação, é importante fazer um ensaio e testar o cenário, a posição e como tudo vai funcionar. Aliás, muitas vezes, a hora do ensaio é mais divertida do que o dia da apresentação e ajudam a esticar o clima divertido durante vários dias.
7. Memorize o texto
É importante ler as falas de cada um e entender bem o que será dito pelos personagens para que o resultado fique ainda mais lindo e bem elaborado.
8. Crie ingressos para a apresentação
Desenhe, corte e cole convites para todos os familiares que assistirão o teatrinho. A ideia é produzir do início ao fim e manter as crianças entretidas ao longo do mês.
9. Faça vídeos
Não deixem de gravar as cenas que sempre ficam lindas e merecem ficar guardadas pra sempre no acervo da família. A criatividade das crianças sempre deve ser valorizada e cultivada.