Um espaço para o bom e velho samba tradicional está sendo aberto no Cine Música Bar, que durante as quintas-feiras estará abrigando o projeto Sambaqui, que traz para seu palco grupos que mantém vivo o consagrado estilo musical brasileiro. Na estréia, no dia 30 de outubro, as atrações serão o Quinteto em Preto e Branco, de São Paulo, que está lançando seu segundo CD; e o artista da terra Ciro Morais, que também estará lançando seu disco, intitulado "Bons Momentos". Para as próximas duas edições do projeto, Ciro Morais também se apresentará, porém ao lado de Mãe Romilda e Grupo Divina Luz (em 06 de novembro) e Grupo Bom Partido (no dia 13).
O Quinteto em Preto e Branco foi formado em 1997, por jovens músicos da periferia de São Paulo, que se conheceram na noite da cidade, todos com o objetivo de preservar o samba em sua maior autenticidade. Nesse tempo de atividade profissional no meio artístico, o grupo já trabalhou com grandes artistas da Música Brasileira como: Beth Carvalho (Madrinha do conjunto), Guilherme de Brito, Wilson das Neves, Bocato, Sizão Machado, Arismar do Espírito Santo, Paulo Cezar Pinheiro, Wilson Moreira, Jamelão, Arlindo Cruz, Germano Mathias, Délcio Carvalho, Jair Rodrigues, Leci Brandão, Almir Guineto, Jorge Aragão, Luiz Carlos da Vila, João Nogueira (em sua última apresentação em SP) e outros.
Em Agosto e Setembro de 2001, atuou no projeto "Samba em Sampa", sob direção do grande ator e produtor Sérgio Mamberti. Por oito vezes, participou do programa "Ensaio" da TV Cultura/SP a convite do conceituado produtor musical Fernando Faro. Realizou uma apresentação internacional participando do projeto de "reconstrução da cultura africana" em dois shows realizados na cidade de Joannesburgo (África do Sul), acompanhando a cantora Beth Carvalho no período de 20 a 26 de setembro 2000.
O primeiro CD "Riqueza do Brasil" lançado pela gravadora CPC - Umes, contou com a participação da madrinha Beth Carvalho, Velha Guarda da Camisa Verde e Branco e Almir Guineto. Em agosto deste ano, o grupo lançou seu mais recente CD, "Sentimento Popular", lançado pela mesma gravadora. O trabalho revela um certo amadurecimento, pois nele os integrantes do conjunto imprimem a assinatura dos arranjos junto com o mestre Luizinho 7 Cordas.O álbum, que reúne grandes músicos (como Xangô da Mangueira e Comunidade do Samba da Vela), traz sambas de diferentes estilos: desde o samba de terreiro ao samba sincopado, passando pelo samba de partido-alto, samba de roda e outros.
Serviço:
Quinta Sambaqui
Show com Quinteto em Preto e Branco e Ciro Morais
Data: 30 de outubro, quinta-feira
Horário: a partir das 22h
Local: Cine Música Bar
Endereço: R. João Gualberto, 81, em frente a entrada do Passeio Público
Entrada: R$ 10 (com bônus) e R$ 12 (sem bônus)
Telefone: (41) 3024-8081