Quem não conseguiu dispensa no trabalho, ficou para exame final na universidade ou encontrou algum obstáculo que impediu de participar do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por completo, resta a opção de visitar Antonina no final de semana. No sábado, 7 de julho, tem início a maratona. Às 17h e 19h30, haverá números circenses sob a lona do Circo Zanquettini. Mais tarde, às 21h, os Blocos do Boi e Apinagés começam sua carreata pela cidade, saindo do palco principal para depois percorrer as ruas da cidade.
A abertura oficial da semana de atividades tem início às 21h30, quando será exibido o vídeo do festival do ano passado. Logo após, acontece a solenidade de abertura, seguida de uma performance de dança e do show do cantor e compositor Renato Teixeira. Com 30 anos de carreira completados em 1997, sua obra (registrada em 18 discos) valoriza as raízes da música regional caipira. Entre os sucessos de sua autoria, estão "Romaria" (imortalizada na voz de Elis Regina), "Amanheceu, peguei a viola" e os temas das novelas "Pantanal", "O Rei do Gado" e "Ana Raio e Zé Trovão".
Se for seguido o exemplo de 2000, o domingo, 8 de julho, será o dia mais abarrotado de visitantes. Muitas são as opções de entretenimento oferecidas no decorrer do segundo dia do Festival de Inverno. Estão programadas mesas redondas para debates e discussão de temas que vão desde arte até jornalismo cultural, com a participação de artistas e comunicadores. Num outro segmento, acontecerão também aulas públicas (e gratuitas) de percussão, Tai Chi Chuan, danças gaúchas, street dance, samba afro e Lian Gong.
Os "domingueiros" poderão assistir a cinco espetáculos diferentes. Às 12h30, no Circo Zanquettini, o grupo de teatro Palavração da UFPR encena "O Rico e o Avarento", de Ariano Suassuna. Originalmente escrita para mamelucos do folclore nordestino, o texto foi adaptado para atores em carne e osso. No Teatro Municipal, só corais. Às 14h se apresenta o Coral dos Servidores Públicos da UFPR, enquanto o Coral da UFPR canta às 18h30 e às 21h. Na Igreja Matriz, às 20h, o grupo de Metais da UFPR interpreta um repertório que inclui música renascentista, barroca, contemporânea e até trilhas de cinema.
O show do palco principal fica por conta da banda Obá. Formada por músicos brasileiros e africanos, eles unem o reggae raíz jamaicano com os regionalismos da ilha de Cabo Verde e ritmos brasileiros. Seu primeiro CD, lançado há poucos meses, estará à venda no local.
Para quem quiser apenas apreciar a culinária típica da cidade, uma sugetão em evidência por vários festivais é o barreado de Dona Nenêga. Entre as diversas barraquinhas de refeições que rodeiam a Praça Central, a dela é uma das mais freqüentadas. Seu barreado é bastante concorrido. Já nos restaurantes da cidade, pode-se saborear outras iguarias, como o pirão de peixe e feijão (uma tradição indígena), suco de siri (que na verdade é uma sopa), e o famoso (e saboroso) peixe na telha.
Serviço:
Programação Festival de Inverno da UFPR
Data: 7 de julho
Números circenses: 17h e 19h30, no Circo Zanquettini
Blocos do Boi e Apinagés: 21h, saída do palco principal
Exibição do vídeo oficial do festival: 21h30
Performance de dança e show de Renato Teixeira: após 21h30
Data: 8 de julho
Espetáculo "O Rico e o Avarento": às 12h30, no Circo Zanquettini
Coral dos Servidores Públicos da UFPR: às 14h, no Teatro Municipal
Coral da UFPR: às 18h30 e 21h, no Teatro Municipal
Grupo de Metais da UFPR: às 20h, na Igreja Matriz
Show da banda Obá: no palco principal