Teatro

Remédio para a cena musical de Curitiba

26 jun 2002 às 17:25

Uma boa amostra do que de melhor tem sido produzido na música de Curitiba pode ser conferido no evento "Os Charlatões", que ocorre no SESC Centro de Curitiba entre os dias 25 de junho e 05 de julho.

Três tipos diferentes de atrativos estão presentes. O mais imediato é a exposição de artigos relacionados à cena musical da cidade, espalhados por toda a sala. Em seguida vêm as atrações musicais, que sempre ocorrem às 18h30, trazendo artistas de estilos que vão da MPB ao punk rock. Por fim, mas não menos importantes, estão as mesas redondas, que acontecem às 19h30, prometendo discussões quentes sobre temas polêmicos no meio.


O nome da mostra merece um comentário à parte, já que na capital paranaense, todos que se aventuram a trabalhar neste meio, seja como produtor, jornalista, radialista, designer, fanzineiro, ou mesmo como músico, é taxado como charlatão, vigarista ou qualquer adjetivo do tipo. Vestindo a carapuça, mas com muita ironia, o controverso produtor Manoel Neto apresenta nesta mostra apenas uma pequena parcela da produção de Curitiba, apresentando ao público um material de boa qualidade produzido nos últimos tempos e deixando no ar a questão: "Quem são os Charlatões? O governo, as instituições culturais, a indústria fonográfica, a mídia, a sociedade, os artistas ou nós?".


Shows
Com exceção do domingo, em todos os demais dias ocorrem shows, sempre com um artista diferente a cada dia. A abertura do evento fica a cargo da Black Maria, com seu rock-samba-funk. No dia seguinte, o folk americano impera com os Bad Folks. A MPB dá as caras na quinta-feira, 27 de junho, com Luciano Rosa. Influenciadíssimos por Abba, os oito irmãos que compõem a Família Horn fazem seu set na sexta, dia 28. Fechando a semana, a Relespública traz seu rock´n´roll para o SESC no sábado. No domingo o evento dá um tempo, não programando atividades para esta data.


A semana seguinte começa com o punk rock irreverente dos Boobarellas, que fazem sua traquinagem na segunda-feira, dia 1º de julho. Na terça-feira, o clima requintado do jazz marca presença, por conta do Sotak, que se apresenta no formanto noneto. O dia seguinte reserva o samba-rock do grupo Zirigdum Pfóin. Na quinta-feira, é a vez da Música Popular Cósmica Brasileira de Vadeco & Os Astronautas. Encerrando a programação de shows na sexta-feira, 05 de julho, está o rock do trio Pogoboll.



Exposições
Muito da história da cena musical da capital paranaense está (literalmente) forrando as paredes da sala de exposições. Fotocópias de cartazes e fanzines foram colados do rodapé até o teto da sala, dando um clima de instalação. Nos expositores estão cartazes, filipetas e capas de CDs, que foram dispostos em conjuntos. Por exemplo, um determinado CD é mostrado com seu encarte e cartazes dos shows promocionais, passando a idéia de que foram concebidos como se fossem peças de uma campanha publicitária. Uma prova de que mesmo em um mercado pequeno como o do rock independente, conhecimentos de marketing também são aplicados. De quebra, ainda estão expostas publicações e fotografias de shows, além de exibição de vídeos.


Mesas redondas
Não basta mostrar o que tem sido feito na cena musical de Curitiba. É preciso um debate para esclarecer muitos pontos, entre eles o mais intrigante: porque os artistas de Curitiba não despontam nacionalmente? Todas as grandes capitais têm seus artistas na mídia, exceto a paranaense. A hipótese mais válida é que a falta de aceitação já começa em casa, tanto que o primeiro debate é intitulado "Por que a cidade sorriso não sorri para os artistas locais?".


A polêmica continua nos dias seguintes. Os convidados para integrar as mesas foram muito bem escolhidos. Por exemplo, a mesa redonda sobre Leis de incentivo conta com o deputado estadual Ângelo Vanhoni, criador da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Imagina-se que a discussão que deve "pegar fogo" seja a que põe em cheque o papel da Ordem dos Músicos do Brasil e do ECAD. "Os Charlatões" vai trazer do Rio de Janeiro a superintendente nacional do ECAD para a discussão.



Serviço:
Os Charlatões

Entrada: franca
Local: SESC Centro
Endereço: R. José Loureiro, 578
Data: de 25 de junho a 05 de julho
Horário: das 17h30 às 22h
Entrada: franca
Informações: (41) 233-7422



Programação de shows:


25/06 - Terça-feira
19h00 - Abertura da Exposição

20h00 - Show: Black Maria.


26/06 - Quarta-feira
18h30 - Show: Bad Folks.


27/06 - Quinta-feira
18h30 - Show: Luciano Rosa (Acústico)


28/06 - Sexta-feira
18h30 - Show: Família Horn.


29/06 - Sábado
18h30- Show: Relespública.


* 30/06 - Domingo (sem atividades)


01/07 - Segunda-feira
18h30 - Show: Boobarellas.


02/07 - Terça-feira
18h30 - Show: Sotak (noneto).


03/07 - Quarta-feira
18h30 - Show: Zirigdun Pfóin


04/07 - Quinta-feira
18h30 - Show: Vadeco e os Astronautas.


05/07 - Sexta-feira
18h30 - Show: Pogoboll.


>> Clique aqui para ver a programação completa, com exposições, mesas redondas e exibição de vídeos


Continue lendo