A questão racial ganha nova abordagem no monólogo "Negrinha", dirigido por Luiz Fernando Marques, terá sessão única nesta quinta-feira, às 21 horas, na Biblioteca Pública. Uma atriz branca, Sara Antunes, faz o papel de uma negra mas este é apenas um dos contrastes do espetáculo que se alterna em luz e sombra, realidade e imaginação, crueldade e delicadeza.
"Negrinha" demandou uma elaborada pesquisa conceitual para recriar o ambiente de uma senzala onde personagem, uma menina de 7 anos, é maltratada pela patroa e convive com o ambiente opressor de um engenho, chamado por ela de "casa de açúcar."
A montagem propõe uma viagem sensorial, com o espectador envolvido por cores, luzes e cheiros diferentes. A plateia senta-se bem perto do palco em esteiras ou cadeiras antigas, o que propicia uma aproximação com o monólogo.
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
O espetáculo resgata uma parte importante e traumática da História do Brasil, a da relação dos senhores de engenho com os escravos, possibilitando uma reflexão sobre as origens do preconceito racial que atravessa o tempo. No centro da ação, uma garota tece sonhos numa situação adversa e dialoga com o público transformado em seu interlocutor. Além de atuar, Sara Antunes também é autora do texto do espetáculo.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e Atuação: Sara Antunes
Direção: Luiz Fernando Marques
Direção de Arte e Figurino: Renato Bolelli Rebouças
Produção e administração: Jessica Leite
Fotos e assessoria de Imprensa: Gabriela Junqueira
Serviço:
Dias 28 e 29 de agosto
Horário: 21 horas
Local: Biblioteca Pública de Londrina
Duração: 50 minutos
Teatro adulto – drama
Livre
Festival Internacional de Londrina – FILO 2014 - De 22 de agosto a 7 de setembro.
Ingressos no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310), em Londrina, e no site www.diskingressos.com.br. Preços: R$ (25,00 inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada).