Para quem tem a intenção de tomar overdose de teatro, a quinta-feira, 18 de julho, é o melhor dia para freqüentar o festival. Num só dia, o Karagoz b Teatro de Sombras apresenta dois de seus espetáculos. Às 12h30 na rua, em frente ao Teatro Municipal, acontece a peça "Peixe Vivo", que é um espetáculo de rua, em que o público se integra com a peça através de brincadeiras, coreografias improvisadas, manipulação de objetos, danças e cantorias. O tema principal desenvolve-se em torno da cantiga de roda "Peixe Vivo".
Às 18h30 no Teatro Municipal a companhia apresenta seu segundo espetáculo: "O Rei Que Ficou Cego", diecionado para crianças. Ele conta as aventuras de um jovem príncipe que busca a cura da cegueira de seu pai, enfrentando diversos desafios na luta para atingir seu objetivo. Nesse espetáculo, os atores Marcello Santos e Sônia Viegas utilizam uma tradicional técnica chinesa de teatro.
Atração das mais sofisticadas, o grupo musical Wandula se apresenta na Igreja Matriz às 20h. Formado por Marcelo Torrone (piano e sintetizadores), Claudio Pimentel (violão, voz e ready tapes), Edith de Camargo (acordeon, piano, voz) e Lúcia Valezka (violoncelo), o grupo apresenta composições próprias baseadas em referências da música erudita, minimalista e experimental, cantadas em diversos idiomas (português, inglês e francês).
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
"O Longo Caminho que vai do Zero ao Ene" faz dobradinha nos horários das 21h e 24h no Teatro Municipal. Com texto original de Timochenco Wehbi, escrito em 1974, a peça propõe discutir o homem, sua relação com o outro e o mundo que o cerca. O enredo é uma ficção onde a memória, o passado, a presença obsessiva dos tempos esvaecidos num intinerário de solidão e lembranças sedimentam a base da qual emergem suas personagens.
Samba pra descontrair é o que não vai faltar no show do Maxixe Machine no Palco Principal às 22h. Seu repertório é composto basicamente por sambas antigos ou novos com cara de velhos. É o caso da canção "Curitiba", incluída no programa "Brasil Legal" da Rede Globo. O grupo curitibano é formado pelos mesmos músicos do Beijo AA Força: Rodrigo Barros, Luiz Ferreira e Walmor Góes (violão e voz); Mola Jones (bateria); Therciano Albuquerque (teclado e voz); e Glauco Solter (bass).
Serviço:
Programação Festival de Inverno da UFPR
DIA 18 DE JULHO, QUINTA-FEIRA
12h30 - Peixe Vivo - Karagoz b Teatro de Sombras
Local: Rua (em frente ao Teatro Municipal)
18h30 - O Rei Que Ficou Cego - Karagoz b Teatro de Sombras
Local: Teatro Municipal
20h00 - Wandula
Local: Igreja Matriz
21h00 e 24h00 - O Longo Caminho que vai do Zero ao Ene
Local: Teatro Municipal
22h00 - Maxixe Machine
Local: Palco Principal
Leia também:
>> Especial do Bonde sobre o 12º Festival de Inverno da UFPR em Antonina
>> PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL:
>> Sábado e domingo, 13 e 14 de julho
>> Segunda-feira, 15 de julho
>> Terça-feira, 16 de julho
>> Quarta-feira, 17 de julho
>> Quinta-feira, 18 de julho
>> Sexta-feira, 19 de julho
>> Sábado, 20 de julho