Teatro

Que tal uma feijoada?

29 jun 2001 às 17:25

Feijão preto, lingüiça defumada, lingüiça calabresa, charque, costela, pé, orelha, rabo e toicinho de porco... Quem resiste a uma feijoada nestes dias frios? Aproveitando o clima, o restaurante Estação Norte aproveita para oferecer aos sábados uma suculenta feijoada acompanhada de farofa, couve, batidinhas, vinho, caipirinha e muito pagode com o grupo Firula.
Alguns acreditam que este prato surgiu a partir de um cozido português de diversas espécies de carnes e legumes. Já a crença mais difundida é a de que a feijoada nasceu na senzala. Seria um prato criado pelos escravos com os restos do porco, as partes "desprezadas" pelos senhores dos engenhos: orelha, focinho, pé, rabo e língua. Mas o historiador Guilherme Figueiredo diz, no seu livro publicado em 1964, que a feijoada não nasceu na senzala. Segundo ele, a receita seria uma "degeneração" do cassoulet francês.
Mas qualquer que seja a origem, não há dúvida de que este é o prato mais popular do Brasil, apreciado por todas as classes sociais. Por isso, sair de casa para comer uma feijoada é sempre um programa agradável. Neste restaurante, o prato começa a ser preparado com dois dias de antecedência. Neste ritual de preparação, o Chef Valter Borsai ferve as carnes, como lombinho, bacon, paio, lingüiça e costela por três vezes, isso para que a feijoada não fique excessivamente gordurosa. O tempero é um capítulo à parte. Usa-se cebola, sal, pimenta-do-reino, alho e folha de louro.
E como não são todos que gostam desta ou daquela iguaria, os ingredientes da feijoada no Estação Norte são servidos separadamente. Para acompanhar este prato, a casa oferece um buffet de arroz, couve, farofa de banana e porções de torresmo, mandioca frita e calabresa. Para fechar o cardápio, uma sobremesa de banana flambada com sorvete de creme.

Serviço:
Feijoada no Estação Norte

Data: todos os sábados
Horário: a partir das 12h
Endereço: Rua Paraíba, 579.
Preço: R$ 13,00 por pessoa.
Reservas pelo fone: 43 330-7722 ou 334-0700


Continue lendo