A Boa Companhia, de Campinas, traz "Primus" ao Filo, baseado no conto "Comunicado Para uma Academia", de Franz Kafka. A origem da raça humana é o tema do espetáculo que põe um acento pop na evolução. O que se questiona são os limites da civilização colocando-se em destaque o teatro físico, com um minucioso trabalho de ator.
No espetáculo, um macaco quer ter um lugar ao sol da evolução e chega ao show business, a mudança transparece de diversas formas. A base gestual dos atores são estereotipias de primatas em cativeiro, eles observaram macacos no zoológico de São Paulo para compor seus personagens. O trabalho vocal percorre um arco que vai da desarticulação da fala à palavra, chegando depois ao canto lírico. A ideia é mostrar o ator como um macaco amestrado.
Gestos, música e imagens – com projeção de slides enfocando a harmonia da natureza e a desarmonia da civilização – compõem o tripé da montagem no plano das linguagens exploradas pelo grupo. A percussão com ritmos africanos oferece o clima sonoro que conduz as cenas e às vezes apenas dão sustentação a elas. A ideia principal é mostrar a dissonância entre a natureza e o mundo civilizado.
Leia mais:
Peça de 'Harry Potter' no Brasil procura atores para interpretar os protagonistas
Peça 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' será apresentada no Brasil
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
A Boa Companhia, criada em 1992, já encenou "Primus" em festivais no Brasil e no exterior. A adaptação do texto de Kafka rendeu à companhia um convite para montar outro conto de do autor alemão, " Um artista da fome", numa co-produção Brasil/ Alemanha. A montagem foi apresentada no Festival Arena 3, da Alemanha, onde recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo eleito pelo júri.
Serviço:
25 de agosto
Horário: 20 horas
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura UEL
Duração: 70 minutos
Teatro adulto – Tragicomédia
14 anos
Ficha Técnica:
Texto: Livre adaptação da obra de Franz Kafka
Direção: Veronica Fabrini
Elenco: Alexandre Caetano, Daves Otani, Eduardo Osorio e Moacir Ferraz
Cenário e figurino: Veronica Fabrini
Iluminação: Marcio Aurélio e Daves Otani
Trilha Sonora: Silas de Oliveira
Fotografia: Luana Navarro
Operação de Luz: Bruno Garcia
Operação de Som: Silas de Oliveira
Operação de Projeção: Veronica Fabrini
Produção e administração: Cassiane Tomilhero e Isabela Razera
Realização: Boa Companhia
Festival Internacional de Londrina – FILO 2014 - De 22 de agosto a 7 de setembro.
Ingressos no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310), em Londrina, e no site www.diskingressos.com.br. Preços: R$ (25,00 inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada).