Teatro

Primavera à moda oriental

15 set 2005 às 17:28

A tradição japonesa de saudar a mudança das estações já entrou para o calendário cultural do município. Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade sedia a festa ''Londrina Matsuri'', organizado pela comunidade nipo-brasileira local para comemorar a chegada da primavera.

A programação começa na sexta-feira, dia 15, às 18 horas e prossegue até domingo à noite na Praça Nishinomiya (em frente ao aeroporto, na região leste) trazendo para o público a música, a dança e a culinária típicas da terra do sol nascente. ''A idéia é crescer gradativamente a cada edição até 2008, quando ocorre o centenário da imigração japonesa no Brasil'' diz Mity Shiroma, coordenadora do evento.


A principal atração do Matsuri é a ''Matsuri Dance'', com participação do público. Foi desenvolvida pelo Grupo Sansey, que adaptou os passos tradicionais do bon odori (canções folclóricas) ao ritmo das músicas dance e pop atuais, com marcação dos tambores japoneses (taikôs). Nos dois anos anteriores, o Matsuri Dance atraiu milhares de pessoas de todas as idades à pista.


Para esta edição, o Grupo está realizando oficinas gratuitas para quem quiser aprender os passos dessa dança. Durante a festa, as aulas serão ministradas no sábado a partir de 16 horas no próprio local do evento. O Sansey é o principal responsável pela organização do Matsuri. É japonês até no nome, embora conte com membros não-descendentes em sua formação. Seu trabalho, sem fins lucrativos, tem o objetivo de preservar e difundir a cultura japonesa.


Recentemente, faturou o primeiro lugar no campeonato brasileiro de Yosakoi Soran, uma fusão de música ocidental com danças tradicionais das províncias de Hokaido e Kochi. Yosakoi Soran também faz parte da programação do Matsuri. Outra atração é o Ishindaiko, o grupo de taikô da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL).


Já o bon-odori, que é ritualizado originalmente em templos nos períodos de finados, será lembrado às 19h30 no sábado e no domingo. Estão previstas ainda apresentações de alunos das escolas de karaokê. A praça de alimentação, por sua vez, oferecerá pratos famosos da cozinha japonesa como yakisoba, tempurá, yakimeshi, udon, sushi e sukiaki. A novidade é que as mais de 30 barracas gastronômicas contarão com coberturas em caso de chuva.


A expectativa é de que 70 mil pessoas participe do festival da primavera. ''Pretendemos atrair cada vez mais moradores de outras cidades. Para esta edição, virão caravanas de Curitiba, Presidente Prudente (SP) e Brasília'' diz Mity. De São Paulo virá uma comitiva com organizadores do Centenário da Imigração Japonesa (IMIM-100), liderada pela empresária Chieko Aoki, da rede Blue Tree Hotéis.


O grupo inclui Milú Villela, presidente do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo; Eduardo Sakamoto, diretor da ANA (All Nippon Airways); e o general Akira Obara, único militar nikkei do Brasil. ''Eles querem conhecer o Matsuri com a intenção de integrá-lo ao calendário nacional da grande festa'' conta Mity. Agora só falta São Pedro colaborar.

Serviço:
Londrina Matsuri

Data: De 16 a 18 de setembro.
Horários: na sexta-feira a partir de 18 horas e sábado e domingo das 10h às 22 horas
Local: Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto de Londrina
Entrada franca
Telefone para informações: (43) 3328-6922


Continue lendo