No Japão, a mudança das estações é saudada com a realização de festivais folclóricos. Por aqui, a comunidade nipo-brasileira adaptou a tradição para festejar a chegada da primavera.
O festival ''Londrina Matsuri'', que começa no dia 17 desetembro, sexta-feira, às 17 horas na Praça Nishinomiya (ao lado do aeroporto, na região leste da cidade), celebra a temporada das flores trazendo para o público a música, a dança e a culinária típicas da terra do sol nascente.
A programação prossegue até domingo, dia 19, com entrada franca e expectativa de reunir mais de 70 mil pessoas. O principal destaque é o ''Matsuri Dance'', um gênero híbrido que mistura música e coreografia combinando canções folclóricas (bon-odori), percussão tradicional (executada com os taikos, os tambores japoneses) e ritmos pop ocidentais.
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
''O Matsuri Dance é uma dança com participação do público. Na primeira edição do evento, no ano passado, ela atraiu cerca de 8 mil pessoas de todas as idades para a pista. A maioria era de não-descendentes, o que realizou completamente o objetivo do festival que é a integração das culturas'' diz Mity Shiroma, coordenadora do Londrina Matsuri.
Ela destaca ainda na programação o yosakoi soran, uma fusão de música ocidental com danças tradicionais das províncias de Hokaido e Kochi. Serão apresentados três números, abrindo para o Matsuri Dance e executados por grupos de Londrina, Cascavel e Castro. Os londrinenses do Grupo Sansey levarão ao palco uma música criada pelo compositor local Marco Tureta, que incluiu um trecho de xote na peça.
Já o bon-odori, que é ritualizado originalmente em templos nos períodos de finados, será lembrado por um grupo de idosos. Nos três dias, as apresentações começam às 20 horas. Já as demais atividades do local estarão funcionando amanhã a partir de 17 horas e no sábado e domingo a partir de 10 horas.
Maior que na primeira edição, a pista de dança poderá comportar até 12 mil pessoas. A praça de alimentação também foi ampliada, passando de 11 para 30 barracas, que oferecerão pratos famosos da cozinha japonesa como udon, yakisoba, sushi, tempura e sukiaki. Também está prevista uma grande exposição de flores, como convém à estação.
Serviço:
Festival Londrina Matsuri
Data: de 17 a 19 de setembro, sexta a domingo
Horário: sexta-feira a partir de 17 horas e sábado e domingo a partir de 10 horas
Local: Praça Nishinomiya (ao lado do aeroporto, zona leste de Londrina)
Entrada franca