A peça Teimosinho e Mandão, que está em cartaz no Miniauditório do Teatro Guaíra até o dia 9 de novembro, apresentado aos sábados e domingos, às 16h, é uma adaptação da obra de Ruth Rocha, do texto, "Dois Idiotas Sentados Cada Qual No Seu Barril", com direção de Edson Bueno.
O espetáculo já está fazendo sucesso, não somente entre as crianças, mas, também, entre os adultos que se identificam com os personagens. O tema abordado na encenação é um dos mais relevantes da nossa era, a intolerância, a falta de compreensão entre as pessoas e daí a importância de dialogar com as crianças sobre as diferenças, desavenças, desencontros e teimosias.
Situações que podem surgir a qualquer momento e representar pontos de vista sólidos e traços de personalidade firme, necessários a uma vida útil e benéfica. Mas, por outro lado, podem significar o princípio da animosidade, a teimosia estéril, a não aceitação das diferenças, e o surgimento da incompreensão do outro. Duas criaturas rígidas que não compreendem a beleza da maleabilidade, não se vêem um no outro, condição primordial para que a paz e o amor floresçam e dêem novos frutos.
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
O diretor de produção, Márcio Roberto, conta que a peça foi apresentada em algumas escolas e que ao final da encenação muitos pais, entusiasmados pela forma com que o tema foi tratado, sugeriram a apresentação do espetáculo para todos os alunos. Segundo Edson Bueno, diretor da peça, os homens precisam se admirar mais pelo que não têm em comum, do que pelo que têm.
Teimosinho e Mandão não conseguem viver próximos um do outro sem se digladiarem pelas mínimas coisas. Como se um mesmo substantivo não pudesse ter dois significados. E é na reflexão sobre os diversos significados que Ruth Rocha usa e abusa destes dois personagens, que pelos seus próprios nomes são definidos em suas posturas de vida. A adaptação para uma peça de teatro busca abrir uma janela, uma possibilidade, para que Teimosinho e Mandão possam curtir a vida sem que, em nome do didático, tenham que pagar com a própria vida, o preço de suas teimosias e "mandonices".
Serviço:
Espetáculo 'Teimosinho e Mandão'
Quando: aos sábados e domingos até dia 9 de novembro
Horário: 16h
Local: Miniauditório do Centro Cultural Teatro Guaíra, entrada pela rua Amintas de Barros
Ingressos: R$ 20