O clima dos grandes festivais de rock nacional que aconteciam em Curitiba durante os anos 90 está de volta. Neste sábado, 25 de maio, acontece no Marumby Expo Center o 1º Curitiba Rock Fest, que vai reunir três grandes nomes do nacionais e dois destaques da cena local. O grande chamariz é o retorno do RPM, o maior fenômeno surgido no rock brasileiro durante os anos 80. Além da trupe de Paulo Ricardo, a festa conta ainda com Titãs, Pato Fu, Relespública e Ipisis Litteris.
Com previsão de 8 horas de duração, o evento tem início às 21h, com o show da banda curitibana Relespública, que traz à tona o mod, estilo musical que marcou os anos 60, tendo como principal inflluência a banda Rolling Stones em sua época mais jovem e rebelde. O grupo está mais enxuto após a saída de dois de seus integrantes, sendo agora um power trio. Seu segundo CD pela gravadora Deck/Universal está a caminho. Curitiba continua marcando presença no segundo show, que tem a banda Ipisis Litteris (também um trio) como atração. No ano passado lançaram o melhor álbum de pop da cidade e estão na batalha por uma gravadora.
Pato Fu será a primeira banda de fora a tocar no Curitiba Rock Fest. De longe será o show mais simpático da noite, graças ao carisma de seus integrantes no palco, em especial da vocalista Fernanda Takai. Seu desempenho no palco é reconhecido até pela mídia internacional. A conceituada revista norte-americana Time os elegeu como uma das melhores bandas ao vivo da atualidade. Provavelmente as músicas do último disco, "Ruído Rosa" irão dominar o repertório na noite, como "Eu", "Deus", "Menti pra você", "Ninguém" e a cover de "Ando Meio Desligado", dos Mutantes.
Na seqüência, será a vez dos Titãs, que apresentará pela primeira vez em Curitiba as músicas do CD "A Melhor banda de todos os tempos da semana", que marcou uma nova época para o grupo: foi o primeiro disco gravado após a morte de Marcelo Frommer. É também o primeiro pela nova gravadora Abril Music. Os destaques são a faixa título e também "Vamos ao Trabalho". Atualmente é possível ver o titã Paulo Miklos no cinema, intrepretando um matador de aluguel no filme "O Invasor".
Já de madrugada, subirá ao palco o tão aguardado RPM, que retornou com sua formação original: Paulo Ricardo (baixo e voz), Fernando Deluqui (guitarra), Luiz Schiavon (teclados) e Paulo "P.A." Pagni (bateria). Esta é a mesma formação do clássico disco "Rádio Pirata ao vivo", o álbum mais vendido da história do rock nacional (dois milhões e meio de cópias). Recentemente lançaram um CD acústico para a MTV, que está encabeçando as paradas de discos mais vendidos. Músicas como "Olhar 43", "Louras Geladas" e "Rádio Pirata" voltaram a fazer sucesso. Um dia antes, na sexta-feira, dia 24, a banda fará uma tarde de autógrafos na Livraria Curitiba do Shopping Estação a partir das 19h.
Serviço:
1º Curitiba Rock Fest
Shows com as bandas RPM, Titãs, Pato Fu, Relespública e Ipsis Litteris
Local: Marumby Expo Center - Pavilhão 3B
Endereço: Av Pres. Wenceslau Braz, 1046
Data: 25 de maio, sábado
Horário: a partir das 21h
Entrada: R$ 20 antecipado (à venda nas Livrarias Curitiba, Shopping Total, Armazém do CD da Pça Osório e no local). Na hora R$ 25
Informações: (41) 333-1221
* tarde de autógrafos com a banda RPM
Data: 24 de maio, sexta-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria Curitiba Megastore
Endereço: Shopping Estação