Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O menestrel do Brasil

Rodrigo Juste Duarte
08 fev 2002 às 19:21

Compartilhar notícia

- divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Antes de Juca Chaves, não havia humorista no Brasil que tivesse a idéia de levar sátiras e piadas (limpas e sujas) para o ambiente de respeitosos teatros. Muitos bambas do riso ganharam fama com o formato, como José Vasconcelos e Ary Toledo, mas Juca Chaves foi o pioneiro. Com 37 anos de carreira, o consagrado Menestrel do Brasil (alcunha dada pelo jornalista gaúcho Flávio Alcazar) apresenta seu mais recente espetáculo "O Iluminado - Apagão Não" em Curitiba. Serão ao todo três shows, de sexta-feira a domingo, entre os dias 22 e 24 de fevereiro. A organização alerta que as apresentações se iniciam pontualmente às 21h na sexta-feira e no sábado, e às 19h no domingo.
Foi no ano de 1970 em que Juca Chaves realizou o primeiro espetáculo teatral da história do humor brasileiro. "Juquinha" (como gosta de ser chamado) foi esperto ao gravar o show e lançá-lo no mercado. A fita "Juca Chaves, O Pequeno Notável" tornou-se uma febre nacional. Algumas das pérolas contidas na fita acabaram sendo incorporadas às gírias nacionais. Um exemplo: transformou o termo "comida" em muito mais que uma simples refeição.
A fórmula que apresentava na época é a mesma que pratica ainda hoje: intercala blocos de piadas com modinhas satíricas e românticas, acompanhadas por seu alaúde - uma espécie de violão. Há espaço até para poesias no repertório. Sua postura de palco também permanece inalterada (assim como sua fisionomia): entra em cena descalço, com o instrumento nas costas. Senta num banquinho e invariavelmente manipula sua própria luz e som. Não agradece aos aplausos, mas seu público já está acostumado com este costume.
"O Iluminado - Apagão Não", estreou há um ano no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Por lá passou uma temporada de dois meses e meio para depois seguir para outras cidades do Brasil. E são justamente nos shows que o artista mais vende CDs. Estima-se que no ano passado foram vendidos 180 mil cópias dos títulos: "O Melhor de Juca Chaves", "A Sátira Inteligente e Modinhas" e o já citado "Juca Chaves, O Pequeno Notável". Quanto aos registros fonográficos, vale citar que na década de 80 Juca Chaves havia proposto ao Senado o disco numerado (algo feito hoje pelo cantor Lobão) em defesa do autor, mas não recebeu apoio das autoridades. O público que comparecer para assistir ao espetáculo vai ajudar Juquinha a "tomar champagne e comer caviar" - palavras de sua antiga campanha publicitária.
Serviço
Juca Chaves
Espetáculo "O Iluminado - Apagão Não!"
Datas: 22, 23 e 24 de fevereiro
Horários: pontualmente às 21h (dias 22 e 23, sexta e sábado) e 19h (dia 24, domingo)
Local: Teatro Fernanda Montenegro
Endereço: R. Cel. Dulcídio, 517, (Shopping Novo Batel)
Entrada: R$ 30
Informações: (41) 224-4986
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo