Curitiba parece ser uma cidade especial para o Natiruts. Em abril deste ano o grupo esteve na capital paranaense para o show de encerramento da turnê de "Verbalize", seu terceiro CD. Seguiu-se um período de produção e gravação do próximo álbum do grupo, que está finalizado e com lançamento prometido para o fim deste mês. A turnê deste novo disco, intitulado "Qu4tro" tem início justamente em Curitiba, com show marcado para este sábado, 21 de setembro, no Moinho São Roque. Será o primeiro show em Curitiba com a presença do novo guitarrista Tonho Gebara.
O surgimento do Natiruts ocorreu por volta de 1993 em Brasília. No início era apenas uma brincadeira dos músicos Alexandre e Juninho, que sempre tocavam em reuniões de amigos no esquema violão-e-bongô. Em 1994 surgiram canções que mais tarde se tornariam sucessos do grupo, como "Beija-Flor" e "Liberdade". Daí pra frente conheceram novos amigos que se integrariam ao grupo. Somente em 1997, com uma formação já definida, adotaram o nome Nativus e gravaram seu primeiro CD, que foi lançado de forma independente. Começaram a pegar a estrada para tocar em festas de reggae por todo o Brasil. "Liberdade Para Dentro da Cabeça" e "Presente de um Beija-flor" tornaram-se hits.
O sucesso e o respeito adquirido neste meio despertou o interesse da gravadora EMI, que contratou o grupo, relançou o primeiro CD com distribuição nacional e se encarregou do lançamento dos outros dois que viriam na seqüência. Em 2000 perderam os direitos sobre o nome "Nativus", por ser o mesmo de um antigo grupo de música gaúcha ainda em atividade. Conta-se que era comum encontrar gaúchos legítimos vestidos com bombachas nos shows do grupo de reggae, enganados por causa do nome.
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
"Natiruts" foi um nome escolhido entre os milhares de e-mails que os fãs enviaram como sugestão aos integrantes. Rebatizada, a banda lança seus dois úlitmos CDs. "Povo Brasileiro", de 2000, foi lançado sem o nome do grupo estampado devido ao processo judicial. Na capa estava apenas a logo da banda, com um rastafari estilizado. Deste álbum saíram os sucessos "O Carcará e a Rosa" e "Meu Reggae é Roots". O terceiro disco, "Verbalize", de 2001, trouxe "Andei Só" como música de trabalho que pipocou nas rádios nacionais.
Serviço:
Natiruts
Local: Moinho São Roque
Endereço: R. Westphalen, 4.000 - Parolin
Horário: a casa abre às 22h. O show começa por volta da meia-noite
Data: 21 de setembro, sábado
Ingressos: R$ 15 antecipados nas lojas Armazém do CD, Sumatra Surf Shop e no local
Informações: (41) 333-3964