Os cariocas d'O Rappa não conseguem ficar longe dos palcos curitibanos por muito tempo. Sua última passagem pela capital paranaense foi em maio do ano passado, quando fechou a noite de abertura do projeto Geração Pedreira, em que dezenas de bandas curitibanas se apresentaram na Pedreira Paulo Leminski. Neste sábado, dia 23 de fevereiro, eles retornam à cidade para apresentar o show de seu último CD, o duplo "Instinto Coletivo", no palco do Moinho São Roque.
Este novo álbum foi gravado ao vivo em um show no Bar Opinião, em Porto Alegre, reunindo grandes sucessos do grupo, tais como "Miséria S.A", "Minha Alma", "Me Deixa" e as consagradas covers de "Vapor Barato" (de Jards Macalé) e "Hey Joe" (de Jimi Hendrix, com letra adaptada para o português). No formato álbum duplo, um dos CDs ficou com o registro do show, enquanto o segundo traz algumas inéditas e gravações que ainda não haviam sido lançadas pelo grupo.
Entre o material novo, está "Ninguém Regula a América", que foi gravada juntamente com a banda de thrash metal Sepultura, resultando na música mais pesada d'O Rappa. A faixa "R.A.M." foi mixada pelo grupo londrino Asian Dub Foundation, especializado em batidas dançantes aceleradas. Das preciosidades do passado, a grande música é "Fica Doido Varrido", um samba gravado em 1987 para o carnaval da MTV. Este CD recebeu disco de ouro no final do ano passado. O personagem da capa, batizado como "O Santo da Favela", transformou-se em uma espécie de mascote do grupo. Ele ganhou vida em um belíssimo videoclipe de animação.
Marcelo Yuca, baterista que perdeu parte dos movimentos do corpo após ser baleado, continua na banda. Sem tocar, mas participando ativamente do processo de composição das músicas, algo que sempre fez. Atualmente, participa de diversos outros trabalhos. Está compondo a trilha-sonora do filme "A História de Dé", novo longa de Breno Silveira (diretor de fotografia de videoclipes, comerciais e longas, como "Carlota Joaquina"), com roteiro de Paulo Lins ("Cidade de Deus"). Também participa de um video-documentário sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.
Serviço:
O Rappa
Data: 23 de fevereiro, sábado
Horário: A casa abre às 22h. O show começa por volta da 0h30
Local: Moinho São Roque
Endereço: R. Des. Westphalen, 4.000 - Parolin
Ingressos: R$ 15 (quantidade limitada vendida antecipadamente). Depois outro preço. À venda nas lanchonetes Au-Au (Carlos de Carvalho e Shopping Mueller), Sumatra Surf Shop (shoppings Garcez e Total), Usina Video Bar (R. Imaculada Conceição, 1080) e no local.
Informações: (41) 333-3964