Um dos musicais mais elogiados em 2006/07 se apresenta no Filo entre os dias 5 e 8 de junho, na Casa de Cultura da UEL. O espetáculo "Besouro Cordão-de-Ouro" homenageia e resgata as aventuras de Manuel Henrique Pereira, o Besouro Cordão-de-Ouro ou o Besouro-Mangangá, maior capoeirista da Bahia.
Atabaques, berimbaus, pandeiros, caxixis marcam o ritmo do jogo da capoeira que narra por meio de personagens também importantes da história da capoeira, como os mestres Canjiquinha, Bimba, Barroquinha, Caiçara, Budião, Rosa Palmeirão, Dora das Sete Portas e Pastinha, a vida do mestre Besouro.
O cenário é composto por caixotes de madeira, que lembram um mercado; balaios espalhados pelo chão funcionam como poltronas, e painéis com versos das letras das músicas do espetáculo, transfiguram com teatralidade o ambiente, fazendo com que a platéia participe das cenas.
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
O espetáculo mostra, de maneira lúdica, a trajetória, filosofia, prática e música do mestre Besouro - um personagem brasileiro, tão rico e pouco explorado - e conta um pouco da história do Brasil e da nossa formação, com suas raízes culturais na música, na dança e no ritual. Besouro é um símbolo do Brasil, símbolo de coragem, qualidade, criatividade e resistência; um símbolo da cultura que forma o ser brasileiro.
SERVIÇO:
Espetáculo "Besouro Cordão-de-Ouro"
Quando: 5 a 8 de junho
Horário: 22 h
Local: Casa de Cultura da UEL (Rua Mato Grosso, 537)
Classificação: Musical
Faixa Etária: Adulto
Duração: 2 horas
A sutileza do universo feminino
O espetáculo "Para Dores Femininas", estréia no Filo no dia 5 e será apresentado até o dia 8, no Royal Plaza Shopping, às 17 horas.
Montado dentro de uma pequena tenda de lona, decorada com bordados e fuxicos, onde o espectador entra para assistir às sessões -, o espetáculo da Cia. de Theatro Fase 3, de Londrina, enfoca dores, amores, memórias de infância e perdas acumuladas ao longo da vida de várias mulheres.
O espetáculo foi inspirado nos diários das próprias atrizes que escreveram durante um ano suas experiências e lembranças. Elas se revezam no "Organizador Paduhélio", nome dado à lona, onde entra um espectador de cada vez para assistir à míni sessão que tem cerca de cinco minutos.
Neste curto espaço de tempo, o espectador tem a impressão de estar entrando no mundo das personagens para acompanhar, de forma íntima, o desenrolar das cenas em suas pungentes interpretações.
No espetáculo, tudo recende a lembranças, como uma colcha de retalhos formada por fragmentos de memórias que, reunidas, oferecem um panorama do universo feminino. Lírica, a montagem traz as sutilezas deste universo onde não faltam amor e desamor, saudades, conflitos, dores e curas que transformam o jogo teatral numa cena viva que também estimula o público a revisitar sua própria bagagem afetiva.
Encenado num espaço inusitado, o espetáculo tem tudo para ser umas das boas surpresas do festival, atraindo o público pela curiosidade que desperta e a beleza das pequenas histórias que personagem conta.
Serviço:
Espetáculo "Para Dores Femininas"
Dias: 5, 6, 7 e 8 de junho
Horário: 11h
Local: Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 537)
Classificação: Teatro
Faixa Etária: acima de 12 anos
Duração: sessões individuais de cinco minutos
Bonecos encantados em cena
Baseado nas técnicas do teatro de animação japônes, Buranku, que trabalha somente com narrativas musicais e a manipulação dos bonecos, sem falas, os atores do grupo Imago dão vida aos bonecos.
Em experiência inédita, com muita criatividade e perfeita sincronia, os sete integrantes fazem as marionetes ganhar movimentos, andar, jogar, se divertirem, além de expressarem emoções, encantando crianças e adultos
Vis Motrix será apresentado nos dias 5 e 6 de junho, no Teatro Funcart, às 19 horas. Tem censura livre, podendo ser apreciado por quem tem de 8 a 80 anos.
Serviço:
Espetáculo "Vis Motrix"
Quando: 5 e 6 de junho
Horário: 19 h
Local: Teatro Funcart (Rua Souza Naves, 2380)
Classificação: Teatro de animação
Faixa Etária: Livre
Duração: 50 minutos