A programação da 21ª Oficina de Música de Curitiba, agora na fase de música popular brasileira, reserva para o próximo sábado, 18 de janeiro, espetáculos de de choro e de músicas do folclore regional. Às 19h, no Teatro do Sesc da Esquina, o cantor e compositor Alecir Carrigo apresenta o show "Um toque caiçara", em que apresenta músicas de sua autoria com ritmos do fandango e temas do cotidiano do litoral paranaense. Às 21h, no Teatro da Reitoria, professores da Oficina de MPB formam uma roda de choro e tocam as mais famosas composições dos mestres do chorinho, se revezando num show de técnica e musicalidade.
Com sua viola de 10 cordas e a participação do músico convidado Gilberto Zanelatto (rabeca), o compositor Carrigo mantém a tônica principal do seu trabalho - o fandango paranaense dentro de uma nova concepção por ele desenvolvida. Numa coletânea de temas regionais, o artista inclui músicas do CD "Vida Caiçara", lançado em 2001, e novas composições que farão parte do próximo CD "Afandangado", a ser lançado em breve. São canções como "Nos caminhos do Serracima", "Louvação à Chimarrita", "Em busca do ouro", "Açucena, o legado", "Ilha do Mel" e "Um toque caiçara", música feita em parceria com o poeta Batista do Pilar.
A roda de choro que toma conta do Teatro da Reitoria na noite de sábado reúne os professores Paulo Sérgio Santos, Zélia Brandão, João Egashira, Luiz Otávio Braga, Oscar Bolão e Cláudio Menandro. Com formação na música erudita ou popular, todos eles deixaram se encantar por este gênero tipicamente brasileiro, que deriva de uma adaptação local do modo de interpretar a polca.
Serviço:
21ª Oficina de Música de Curitiba - Etapa de Música Popular Brasileira
Show "Um toque caiçara", de Alecir Carrigo
Local: Sesc da Esquina
Endereço: R. Visconde do Rio Branco, 969 - São Francisco
Data: 18 de janeiro, sábado
Horário: 19h
Ingressos: R$ 5
Roda de Choro, com Zélia Brandão, João Egashira, Luiz Otávio Braga, Oscar Bolão, Cláudio Menandro e Paulo Sérgio Santos
Local: Teatro da Reitoria
Endereço: R. 15 de Novembro, 1299 - Alto da XV
Data: 18 de janeiro, sábado
Horário: 21h
Ingressos: R$ 5