Teatro

Muito samba tradicional

30 jan 2004 às 17:25

Depois de uma bem sucedida passagem por Curitiba no mês de dezembro, quando se apresentou na abertura da temporada 2004 do Cimples SambaEChoro, o sambista carioca Nadinho da Ilha volta ao Paraná trazendo novamente seu vozeirão, bem ao estilo de sambistas como Jamelão e Monsuelo. Ele estará acompanhado de Baianinho, compositor de muitos sambas-enredo de escolas de samba do Rio de Janeiro, além de sambas partido alto de sucesso - sua música mais conhecida é 'É Morena', imortalizada na voz de Clara Nunes.

A dupla trará ao Paraná seu show em homenagem a Geraldo Pereira, que os apadrinhou no samba, com duas apresentações no Cimples SambaEChoro, no litoral paranaense, nesta sexta-feira e sábado, 30 e 31 de janeiro. No domingo, dia 1º de fevereiro, a dupla sobe a serra e faz uma apresentação no Bar O Barão (antigo Bar Palácio). No Cimples, eles serão acompanhados pelos músicos Maguinho (percussão), Henrique (violão de 6 cordas), Adilson (surdo), Julião Boêmio (cavaco) e Vinicius (violão de 7 cordas). Já no Barão, a banda é praticamente a mesma, porém sem Adilson e Vinicius, mas com o acréscimo de Zezinho do Pandeiro e Maé da Cuíca.


Nadinho da Ilha foi criado no Morro do Boréu, no Rio de Janeiro, e começou na musica aos 12 anos, e em grande estilo, através de Geraldo Pereira, que o levou para tocar tamborim em seu programa de radio, quando observou sua facilidade com o samba. Aprendeu muito com outros sambistas com quem conviveu, como Aniceto do Império e Xangô da Mangueira. É integrante da Ala de Compositores da Unidos da Tijuca e já recebeu um Prêmio Sharp em 1991. Recentemente teve o álbum "Cabeça Feita" relançado em CD dentro da série "Odeon 100 Anos" da EMI.


Baininho, como o próprio nome deixa a entender, nasceu na Bahia mas é praticamente um carioca, graças à vivência que tem na capital do samba. Trabalhou na parte musical de vários programas da TV Tupy e Globo (incluindo o Cassino do Chacrinha). Também trabalhou no Teatro Opinião ao lado de sambistas como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Cartola, Nelson Cavaquinho, entre outros bambas. Foi 10 vezes campeão de samba-enredo e hoje tem 40 anos completados de atuação no samba. Além de 'É Morena', podemos citar como outros sucessos 'Pavão Misterioso' (interepretado por Jorge Ben), 'Pisei Chão' (Jair Rodrigues) e 'Vou Contar até Três' (Bezerra da Silva).



Serviço:


Baianinho e Nadinho da Ilha (ambos do RJ) - show em homenagem a Geraldo PereiraMúsicos de apoio: Maguinho (percussão), Henrique (violão de 6 cordas), Adilson (surdo), Julião Boêmio (cavaco) e Vinicius (violão de 7 cordas)
Data: 30 e 31 de janeiro, sexta e sábado
Horário: o bar abre às 21h. Os shows começam por volta das 22h30
Local: Cimples SambaEChoro
Endereço: Rodovia Praia de Leste/Pontal, km 3,5 - Balneário Guarapari (entre os balneários Santa Terezinha e Ipanema) - Pontal do Paraná - PR
Ingresso: R$ 5,00

Baianinho e Nadinho da Ilha (ambos do RJ) - show em homenagem a Geraldo Pereira
Músicos de apoio: Maguinho (percussão), Henrique (violão de 6 cordas), Julião Boêmio (cavaco), Zezinho do Pandeiro e Maé da Cuíca
Data: 1º de fevereiro, domingo
Horário: 22 horas
Local: Bar O Barão
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 438 (antigo bar Palácio) - Centro - Curitiba - PR
Ingresso: R$ 5,00


Continue lendo