Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mestres do choro

21 jan 2002 às 17:25

Compartilhar notícia

Arranca Toco: veteranos em festivais e oficinas de música - divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A experiência e o talento de quatro grandes instrumentistas estão reunidos no quarteto que se apresenta nesta quarta-feira (23), às 21h, no Teatro da Reitoria, como parte da programação de concertos da 10º Oficina de Música Popular Brasileira de Curitiba. Jorginho do Pandeiro, Maurício Carrilho, Nailor Azevedo (Proveta) e Pedro Amorim mostram músicas do primeiro CD do grupo e do segundo, que está em fase de produção. O Arranca Toco reúne belas interpretações conduzidas por momentos de improvisação da mais rica e genuína música instrumental do Brasil, o choro.
A estréia do grupo aconteceu em agosto de 1999 em turnê pelo Japão, com apresentações em diversas cidades. Donos de um profundo conhecimento das raízes da música brasileira, o grupo tem sido requisitado para participar de festivais e oficinas de música em diversas cidades do Brasil como Rio de Janeiro, Florianópolis e Curitiba. No ano passado, participou de um festival de música brasileira em Copenhague (Dinamarca). No programa do espetáculo na Reitoria, o grupo interpreta alguns choros de Pixinguinha, Abel Ferreira e também músicas inéditas, compostas pelos seus integrantes.
Cada um dos componentes do quarteto tem uma trajetória pessoal de sucesso. Jorginho Silva, mais conhecido como Jorginho do Pandeiro, é um dos mestres brasileiros do instrumento. O músico integra o legendário conjunto "Época de Ouro", criado por Jacob do Bandolim, e atua há mais de 40 anos com os maiores artistas da música brasileira.
Maurício Carrilho vem de família de chorões. Ele é sobrinho de Altamiro e filho de Álvaro Carrilho. Desde os doze anos, Maurício faz história na música popular brasileira. Violonista dos mais requisitados, o músico se destaca também por seu trabalho de arranjador e compositor.
Nailor Azevedo (Proveta) é um dos principais instrumentistas brasileiros de sopro da atualidade. Músico de rara versatilidade, toca além do clarinete, os saxofones soprano, alto e tenor. Desde 1991 está à frente, como regente e diretor musical, da "Banda Mantiqueira", indicada para o Grammy de 1999.
Pedro Amorim toca bandolim, violão-tenor, cavaquinho, banjo, violão e pandeiro. Além disso, também é compositor e um dos grandes intérpretes de choro do nosso tempo. Amorim domina como poucos esta linguagem e é um dos mais importantes continuadores do trabalho de mestres como Joel Jacob, Luperce Miranda e Garoto.

Serviço:
20ª Oficina de Música de Curitiba/ 10ª Oficina de Música Popular Brasileira

Show com o grupo Arranca Toco
Data: quarta-feira, 23 de janeiro
Horário: 21h
Onde: Teatro da Reitoria
Endereço: R. 15 de Novembro, 1299
Entrada: franca

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo