Com o objetivo de apresentar à população londrinense as tendências e o que é desenvolvido no teatro local, a Fábrica do Teatro do Oprimido (FTO) realiza, de 28 de abril a 2 de maio, a I Mostra de Teatro Popular de Londrina. O evento reúne seis grupos locais que se apresentarão tanto em diversos locais, como o calçadão, a feira livre da avenida Saul Elkind e a praça Nishinomiya e o teatro Zaqueu de Melo – avenida Rio de Janeiro, n° 413.
Estabelecer diretrizes para uma ação em âmbito local, e a médio prazo, nacional e internacional, além de ampliar um espaço para o fomento e valorização da produção teatral local são algumas pretensões do evento, elaborado pela própria Fábrica do Teatro do Oprimido e um dos elementos do projeto "Caminhos para um Teatro Popular", que foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
"Focaremos nossas apresentações em três vertentes: o teatro épico, a representação feita por palhaços e o teatro do oprimido, que consiste em trazer o público para mais perto dos atores, desmistificando o conceito de separação entre ambos durante as encenações. Por isso também mostraremos essas peças em lugares públicos para que a comunidade realmente venha conhecer esse projeto", ressaltou a componente do I Mostra de Teatro Popular, Nádia Borges Lima.
De acordo com ela, o cenário para o teatro local tornou-se favorável desde a criação do Promic. "É importante que o poder público atue nos projetos, que têm sido bem amparados após os benefícios oferecidos por este programa municipal. Porém, também temos buscado novas formas de financiar e promover nosso trabalho, com o apoio da iniciativa privada, dentre outros", concluiu.
No dia 28 (quarta-feira), a partir das 11h, no calçadão, será apresentada a peça "Qual a graça de Laurinda?’. Já no Teatro Zaqueu de Melo, a partir das 21h, acontece uma mesa redonda sobre o tema "Teatro Popular em Movimento". Já no dia 30 (sexta-feira), o público poderá conferir a peça "Homens Livres" no calçadão, a partir das 11h. Às 21h, "A Trágica História de Júlia Z" será ministrada no Teatro Zaqueu de Melo.
No sábado (1), as pessoas que comparecerem ao calçadão, a partir das 11h, poderão conferir a peça "Operário em Construção". Às 17h, na praça Nishinomiya, o público poderá prestigiar a peça "Qual a graça de Laurinda?". Já no Zaqueu de Melo, a partir das 21h, será a peça "Dias Contestados".
No domingo (2), fechando o evento, "A Trágica História de Júliz Z" será ministrada ao público que comparecer à feira livre da avenida Saul Elkind, a partir das 10h. No Zaqueu de Melo, a partir das 21h, a peça "Helena dos Sonhos" encerra a I Mostra de Teatro Popular de Londrina. A entrada é gratuita para todas as apresentações.