Berço de renomadas companhias teatrais e celeiro de reconhecidas produções artísticas, Londrina vê nascer em 2014 a Companhia Sophia de Teatro, que tem como proposta principal a produção e a criação de espetáculos musicais e teatrais.
O primeiro projeto é um musical com estreia marcada para novembro. Intitulado de ‘Celeste – O Musical’, o espetáculo, produzido e dirigido pelo ator Cristiano Feijó, retrata a vida de uma cantora de jazz que perde o rumo pelo vício e pelo temperamento obsessivo. Histórias de loucura, abandono, traição e um crime compõem o enredo. O texto é de autoria do jornalista e dramaturgo londrinense Francismar Lemes.
A protagonista ganha vida com a interpretação de Gabriela Catai, uma das vocalistas do grupo londrinense Cluster Sisters. A história central, que preconiza uma estrela do jazz transitando pelo auge de sua carreira e sua condição atual, remete a dramas conhecidos como os vividos por Ella Fitzgerald, Nina Simone, Amy Whinehouse, Billie Holiday, Maysa Matarazzo e Elis Regina, inspirações que ajudaram a compor o perfil e as características de Celeste.
Leia mais:
Peça de 'Harry Potter' no Brasil procura atores para interpretar os protagonistas
Peça 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' será apresentada no Brasil
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
O repertório musical conta com 13 músicas, interpretadas pela personagem, o que faz do espetáculo um projeto inédito em Londrina. Entre elas estão Fever (Peggy Lee), You Go To My Head (Billie Holiday), Felling Good (Nina Simone), Storm Weather (Ella Fitzgerald) e A Carta (Djavan). Apesar de reconhecidas mundialmente, as músicas ganham arranjos próprios, feitos por André Siqueira.
Também compõem o elenco os atores Murilo de Andrade, Tonho Costa, Raíssa Bessa e Rebeca Carvalho. Na produção de arte, figurino e cenografia estão Camila Melara, Higor Mejia e Luiz Rossi. Na coreografia, Thiago Spengler. No desenho de luz Dan Bueno e na produção Samia Palma, Rafael Santana e Mayara Fernandes. Na fotografia, Valéria Felix.
De acordo com Feijó, os espetáculos musicais estão em alta no Brasil, considerado hoje o terceiro mercado mundial em produção no gênero. "Acreditamos que bons espetáculos possam ser produzidos em Londrina e ganhar os palcos do Brasil a exemplo de outras companhias nascidas aqui e que conquistaram exposição nacional", afirma.
A estreia de Celeste – O Musical será no dia 7 de novembro no espaço de eventos do Catuaí Shopping. As demais apresentações estão confirmadas para os dias 8, 9, 14, 15 e 16 de novembro, no mesmo local.