Dança de origem afro-brasileira (designando, originalmente, algumas danças de roda trazidas de Angola e do Congo para a América do Sul), o samba sofreu, a partir do final do século 19, um processo de urbanização gradual, já tendo como traços característicos a marcação binária e um ritmo fortemente sincopado. Até que, nas primeiras décadas do século 20, padronizou-se como forma musical e fez do Rio de Janeiro sua capital mundial, fazendo da ex-capital brasileira uma forte base para conquistar o mundo como uma das grandes marcas do verde e do amarelo. E é exatamente por apostar na força e história do samba, que o Vilarigno Café Concerto sai na frente e lança o projeto Gafieira Curitibana.
Com objetivo de buscar um público de faixas etárias diversas mas com grande paixão pela música brasileira dos anos dourados e o samba de raiz, o Vilarigno promove todos os domingos uma grande celebração comandada por um grupo especialmente formada para o evento - e a primeira big band do gênero na capital paranaense. A partir das 20h, o grupo Bom Partido inicia um repertório dividido em dois blocos. Para o primeiro foram reservados cantores e compositores tradicionais, como Cartola, Pixinguinha, Ataulfo Alves e Noel Rosa. Artistas contemporâneos como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Jorge Aragão e Beth Carvalho formam o segundo tempo, ao lado de populares sambas-enredo da história do carnaval do Rio de Janeiro.
Outra atração da noite dominical é a pista de dança do Vilarigno. No intervalo da atuação do Bom Partido, o show fica por conta da dança de salão e da gafieira, sob o comando do professor Carlinhos Moro. Ao término da música ao vivo, a gafieira e a dança de salão voltam a comandar a pista, junto com o melhor dos sambas-enredo e uma saleção afiada de marchas.
Leia mais:
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas
Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado
A partir da abertura da casa, às 17h, e durante as três horas que antecedem o show, o Vilarigno ainda reserva ao público o programa Cardápio Musical, no qual o local se transforma em uma estação de rádio. Enquanto os clientes comandam a programação, selecionando suas músicas favoritas, o bar e o restaurante - que funcionam em outros ambientes, um deles sendo um aprazível deck semicoberto - servem bebidas, coquetéis, drinks, além de cardápio com especiarias da culinária mediterrânea - outra das exclusividades da casa.
Serviço:
Gafieira Curitibana com a banda Bom Partido
Data: 24 de novembro, domingo
Horário: a partir das 17h. O show de samba, gafieira e dança de salão começa às 20h
Local: Vilarigno Café Concerto
Endereço: Rua Augusto Stellfeld, 264
Telefone: (41) 323-8543
Entrada: gratuita com consumação livre até 20h30. Depois, ingressos a R$ 5 (feminino) e R$ 7 (masculino)