O Conservatório de MPB programou para esta sexta-feira (06), a partir das 22h30, no Música Cine Bar, um baile de confraternização entre seus professores, seus alunos e o público curitibano. Samba, forró, choro de gafieira, baião e música instrumental contemporânea integram o repertório da festa que será comandada pela Orquestra à Base de Sopro, sob a direção artística de Sérgio Albach.
A alegria e informalidade do encontro reforçam a proposta da Orquestra à Base de Sopro de divulgar a diversidade da música brasileira por meio de espetáculos descontraídos e bem-humorados. Para atingir seu objetivo, o grupo, que foi criado em 1998, interpreta composições de vários períodos e gêneros, podendo aproximar-se de orquestras das décadas de 1940 e 1950, de uma banda de retreta, de uma orquestra de frevo de rua ou de uma banda instrumental contemporânea.
O repertório do grupo reúne mais de 40 arranjos para obras de diversos compositores brasileiros, além de composições dos próprios integrantes da orquestra, incentivando e valorizando a produção local. Para o baile de sexta-feira, foram escolhidas dezenas de músicas consagradas, entre elas "Carinhoso", de Pixinguinha; "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; "Casa de Marimbondo", de João Bosco e Aldir Blanc; "Serrado", de Djavan; "Alegria", de Assis Valente; "O Campeão", de Neguinho da Beija-Flor; e "Homenagem ao Malandro", de Chico Buarque.
Formada por 17 músicos, a Orquestra à Base de Sopro tem instrumentos dos naipes das madeiras (flautas e clarinetes) e metais (saxofones, trompetes e trombones), mais a base rítmico-harmônica (baixo, guitarra, piano e bateria). Sob a direção artística de Sérgio Albach, atuam os seguintes instrumentistas curitibanos: Gabriel Schwartz (flauta tranversal e flautim), Caroline Lohmann (flauta transversal), Sérgio Albach (clarinete e clarone), Ricardo Schottz e Jacson Vieira (clarinetas); Ernesto Cordeiro (sax alto); Márcio Schuster (sax tenor), Carlos Alberto Stremel (sax barítono); Marco Antonio Aureliano e Rogério Leitum (trompetes); Carlos Alberto Rocha (trombone); Osmário Estevam Júnior (bombardino); Sérgio Justen (piano); Luiz Otávio Almeida (guitarra elétrica); Paulo Bettega (baixo elétrico); Michael Tulkop (bateria) e Vina Lacerda (percussão).
Serviço:
Festa-Baile do Conservatório de MPB de Curitiba, sob o comando da Orquestra à Base de Sopro, dirigida por Sérgio Albach
Local: Música Cine Bar
Endereço: Rua João Gualberto, 81
Telefone: (41) 3024-8081
Data: 06 de dexembro, sexta-feira
Horário:.a partir das 22h30
Ingressos: R$ 7 e R$ 3,50 (para estudantes do Conservatório do MPB)