Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Festival de Dança

Funcart apresenta "Almanaque conta Bom Crioulo" neste domingo

Redação Bonde
05 out 2013 às 11:25

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Escrito em 1895, o livro "O Bom Crioulo", de Adolfo Caminha, foi recebido com escândalo pela sociedade conservadora. A ousadia do autor era imensa. Ele reuniu na mesma obra questões delicadas na época: o amor entre dois homens de cores e classes sociais diferentes e, para piorar, ambientava a paixão no contexto militar. Mais de um século depois, o romance recebe adaptação cênica da Cia Funcart de Teatro. O espetáculo "Almanaque conta Bom Crioulo" estreia dentro da programação do Festival de Dança de Londrina neste domingo (6), às 21 horas, no Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486).

A montagem reforça a atualidade da trama e joga luz sobre a delicadeza da história romântica, para além dos preconceitos. Com esta opção, o diretor Silvio Ribeiro humaniza o enredo, livrando-o de conotações panfletárias. "A trama trata de questões muito fortes e muito polêmicas ainda hoje, mas não queríamos que o fato de ser uma paixão entre dois homens, um branco e um negro, se tornasse maior que a história de amor", explica Ribeiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O livro de Adolfo Caminha é considerado uma das primeiras obras da literatura brasileira a abordar o tema do sentimento homoafetivo. A versão teatral da narrativa foi concebida na forma de um show de variedades, com música acústica ao vivo, dança e quadros que transitam do drama à comédia. Um mestre de cerimônias, interpretado por Donizetti Buganza, narra a história, conduzindo o público pelos sutis limiares entre o satírico e o trágico. "O narrador consegue canalizar bem a hora de rir e os momentos de admirar o espetáculo de outra forma. A experiência do Donizetti, com seu rigor e profissionalismo, é um aprendizado para os atores mais jovens que compõem o elenco – essa mistura é uma característica do Almanaque".

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro

Imagem de destaque
Aulas todas as quartas

Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina

Imagem de destaque
Despedida

Sob aplausos, a multifacetada artista Nitis Jacon é sepultada em Arapongas

Imagem de destaque
Programe-se!

Londrina: Espetáculos teatrais da Funcart serão neste sábado


No enredo, Amaro é um escravo foragido que anseia pela liberdade. É aceito na Marinha e, em razão de sua força e benevolência, torna-se conhecido como "Bom Crioulo". Lá conhece Aleixo, um belo grumete louro, por quem se apaixona. Instalado no Rio de Janeiro, Amaro tem uma vida conjunta com o rapaz, mas, repentinamente, é transferido de função e passa a ter folga apenas uma vez por mês. O impasse faz com que os amantes deixem de se ver. Frustrado e solitário, o Bom Crioulo fica furioso ao saber que Aleixo o teria traído com uma mulher.

Publicidade


O projeto Almanaque, da Cia Funcart de Teatro, começou no ano passado, quando o grupo realizou um show - com música, teatro, humor e performances inusitadas de interação com o público - abordando o tema "dor de cotovelo". Na segunda edição do projeto, com a adaptação de "Bom Crioulo", o formato de espetáculo de variedades continua. Participam da trilha do espetáculo canções executadas ao vivo como "Nature Boy", "Os Argonautas", "Brigigitte Bardot", "I set fire in the Rain", "Bang Bang" e "Canção do Mar".


Ficha Técnica
Direção: Silvio Ribeiro
Elenco: Donizetti Buganza, Priscila Souza, Regina Reis, Renan Cavalari, Rafael Loureiro, Gabriel Gruczeveski, Fernando Magre, Márcio Elesbão, Felipe Ferreira
Coreografia: Alexandro Micale
Figurino: Gustavo Neves
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 18 anos

Serviço:
"Almanaque conta Bom Crioulo" - Festival de Dança de Londrina
Quando: 6 de outubro (domingo)
Onde: Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486)
Horário: 21 horas
Quanto: R$ 10
Bilheteria: ingressos antecipados na Secretaria da Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380. Fone: 43 3342-2362) e na Loja Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 - loja 3. Fone: 43 3323-4717).
Se houver convites restantes, eles serão vendidos uma hora antes no local da apresentação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo