Segunda-feira, 9 de julho, é quando o Festival de Inverno da UFPR inicia uma rotina habitual, em que as oficinas são ministradas no período da manhã e da tarde, com espetáculos acontecendo em horários e locais pré-determinados.
No Circo Zanquettini às 12h30 é apresentada a peça "Lanatnap e o Linguajar Cuiabano", da Companhia de Teatro Abaiuc, vinda de Várzea Grande, Mato Grosso. Com um caráter tipicamente regional, o espetáculo conta a história do Pantanal Mato Grossense, com suas lendas e crenças. Em um certo momento da peça, antigas lavadeiras contam a história do surgimento do primeiro avião em Mato Grosso e falam sobre a vida do Marechal Rondon e dos índios.
No Teatro Municipal, "O Enterro do Cachorro" faz uso do estilo de teatro popular (leia-se nordestino) e mamulengo. O enredo é baseado em um romance popular anônimo, posteriormente usado na obra do escritor Ariano Suassuna. São dois os horários do espetáculo: às 18h30 e 21h.
Na parte musical, o clima da noite é bicho-grilo (nomenclatura dada para o estilo hippie brasileiro). No palco principal, às 22h, a Madeira Banda Show apresenta covers e composições próprias, de maneira versátil. Um pouco antes, às 20h, na Igreja Matriz, o Grupo Pé-de-Chinelo executa de forma simples e descontraída um repertório de música instrumental popular, em especial de artistas brasileiros.
O trio de "chinelões" é formado por Marcelo Oliveira (também integrante do grupo de forró Regional de Repente), pelo violonista e compositor Adeson Guaraci e pelo percussionista Denis Mariano. Este último também é fotógrafo e no festival anterior realizou o documentário fotográfico oficial do evento.
Serviço:
Programação Festival de Inverno da UFPR
Data: segunda-feira, 09 de julho
Lanatnap e o Linguajar Cuiabano: às 12h30, no Circo Zanquettini
O Enterro do Cachorro: às 18h30 e 21h, no Teatro Municipal de Antonina
Grupo Pé-de-Chinelo: às 20h na Igreja Matriz de Antonina
Madeira Banda Show: às 22h, no Palco Principal
* Todos os espetáculos têm entrada franca
Informações: (41) 432-1695 e 432-1984