O espetáculo "Céus" desembarca em Londrina nas próximas sexta (6) e sábado (7), no Teatro Mãe de Deus, às 21h. O espetáculo questiona o poder da arte diante do horror. As apresentações em Londrina contarão com tradução em libras e uma oficina de teatro gratuita. O ingresso custa R$ 25 a inteira e R$ 12,50 a meia, e podem ser adquiridos na bilheteria do próprio teatro, no dia do espetáculo a partir das 19h, e nas Óticas Diniz, na loja Sueko do Shopping Catuaí, no Pátio San Miguel e no site. "Céus" tem 110 minutos de duração e uma classificação indicativa de 14 anos.
Neste ano, a peça teve apresentações em Belo Horizonte e Curitiba. "Céus" conta com patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura e é dirigida por Aderbal Freire-Filho, idealizada por Felipe de Carolis e com texto de Wajdi Mouawad – autor do fenômeno "Incêndios", que recebeu mais de 20 prêmios e mais de 50 indicações só entre RJ e SP.
Na história, os personagens - isolados em uma espécia de bunker - precisam desvendar um atentado terrorista. Especialistas no assunto, eles também são confrontados com o misterioso desaparecimento de um membro da equipe. Atravessado por temas atuais, o texto de Mouawad caminha para uma discussão sobre o terror e o mundo contemporâneo.
Leia mais:
Peça de 'Harry Potter' no Brasil procura atores para interpretar os protagonistas
Peça 'Harry Potter e a Criança Amaldiçoada' será apresentada no Brasil
É preciso expor a violência doméstica, diz atriz Leticia Birkheuer em volta ao teatro
Funcart tem inscrições abertas para curso de teatro para pessoas acima de 40 anos em Londrina
O local em que se encontram é batizado de ‘célula francófona’, não especificando exatamente um país. Os espectadores apenas sabem que os personagens estão presos e só poderão sair após finalizar a missão de desvendar o suposto atentado. É nesta tensão em que os conflitos individuais são apresentados e que a construção de todo o enigma da trama é desvendado.
"Infelizmente o terrorismo cresce assustadoramente e a peça se torna mais e mais atual", diz Felipe. "É muito importante prestar atenção neste autor fabuloso que é Wajdi Mouawad, na maneira como ele apresenta o tema principal da peça, expondo feridas como a descriminação religiosa, o preconceito com a possível inteligência jovem, a sensibilidade do homem moderno e a força da cultura nas gerações futuras."
Oficina de teatro
Além de "Céus", a organização do espetáculo realiza uma oficina de teatro gratuita para 25 alunos, no sábado (7), na sala BALLET, dentro do Teatro Mãe de Deus, das 9h às 18h.