Teatro

Energia do blues

09 abr 2002 às 09:23

Considerada pelos especialistas como "berço do blues no Brasil", a Região Sul possui um festival inteiramente dedicado ao estilo. O Natu Blues Festival chega a sua segunda edição, desta vez maior e com passagem por duas capitais. Se no ano passado o evento ficou restrito a Porto Alegre, desta vez ele passa também por Curitiba, com três datas em cada cidade. A programação de shows será praticamente a mesma nas duas praças, com um sistema de apresentações semelhante ao do Free Jazz Festival: o artista que toca em uma cidade em um dia, viaja para tocar em outra no dia seguinte. Na capital paranaense, o festival acontece entre os dias 24 e 26 de abril (de quarta a sexta-feira) no Moinho São Roque.
Representantes da nova e da velha guarda do blues passam pelo evento tocando o melhor do "Chicago Style". Entre as atrações estão os guitarristas Hubert Sumlin, Magic Slim e Coco Montoya, o gaitista Carey Bell, a cantora Big Time Sarah e os brasileiros André Christovam, Nasi & os Irmãos do Blues, Blues Jeans e a curitibana Mister Jack. Neste time de feras, haverá até parcerias memoráveis entre artistas nacinais tocando com mestres norte-americanos do estilo.
Na quarta-feira, dia 24 de abril, o festival tem seu início com duas grandes atrações. A primeira é Nasi & os Irmãos do Blues, que como o próprio nome entrega, tem como grande chamariz a presença do vocalista da banda paulista Ira!. Será a chance do grupo matar a saudade de Curitiba, onde não toca há pelo menos sete anos. Este octeto dá nova vida a clássicos do blues e rhythm'n'blues, que são reinterpretados com arranjos próprios e letras em português.
Na mesma noite, o figurassa Magic Slim apresenta-se acompanhado de sua fiel banda, The Teardrops, que o acompanha desde 1967. Será a quarta vez que Slim se apresenta no país. "Estou gostando muito desta minha última passagem pelo Brasil. Até mais do que das outras vezes", comentou esbanjando entusasmo e felicidade. Este carismático músico nascido no Mississipi há 64 anos até já teve motivos para largar a carreira musical. Certa vez sofreu um acidente que o fez perder o dedo mindinho. Mas nem por isso ele deixou de tocar sua guitarra e dar alegria a um gênero melancólico por natureza.
Encontros históricos
A segunda noite é reservada as tão esperadas parcerias entre blueseiros do Brasil e do exterior. Corey Bell, um dos maiores expoentes da gaita na atualidade, tem como suporte a Natu Nobilis Blues Band, formada especialmente para a ocasião. Dela fazem parte os músicos gaúchos Andy Boy (gaita), Sun Walk (guitarra), Diego Silveira (bateria), Luciano Leães (teclado) e Fernando Peters (baixo). Acompanhar Carey Bell será um verdadeiro desafio para estes cinco rapazes. Afinal, Bell tem como característica mesclar o blues contemporâneo com o tradicinal, passeando pelas diversas modalidade do estilo.
A atração seguinte será a união entre o consagrado guitarrista brasileiro André Christovam (acompanhado de um baixista e um baterista que compõem seu trio) e o guitarrista Hubert Sumlin, do Mississipi. Desde já, um encontro memorável. Afinal de contas, no mesmo palco estarão presentes duas lendas vivas da guitarra. Cristovam está hoje com 25 anos de sua vida dedicados à música. Quando jovem foi estudar nos Estados Unidos e lá se tornou roadie do guitarrista Albert Collins, que o iniciou no blues. Possui hoje cinco discos gravados, além de várias participações em outros álbuns e shows de artistas nacionais e estrangeiros, que vão de Rosa Maria a Carlos Santana. Já Hubert Sumlin, no alto de seus 70 anos, teve tanta contribuição para a história da guitarra que muitos instrumentistas de respeito lhe são gratos por isso, entre eles, Eric Clapton, Keith Richards, Frank Zappa e Bob Dylan.
Encerramento em clima de celebração
Para o fechamento, na sexta-feira, estão reservados três espetáculos. A abertura fica por conta da banda curitibana Mister Jack, que em sua cidade natal não tem o reconhecimento merecido, mas nacionalmente é bastante conceituada. O núcleo da banda é constituído pelo gaitista Benê e pelo exímio guitarrista Marcelo. O baterista André e o baixista Kosta completam esta formação, que está unida desde 1993.
Em seguida, mais um encontro histórico: os cariocas do Blue Jeans e a cantora Big Time Sarah. O Trio Blues Jeans, formado por Junior Moreno (bateria, vocal e gaita), Marcos Ottaviano (guitarra) e Andréi Ivanovic (baixo) é um dos pioneiros do blues no Brasil. Surgiu em 1988, quando o mercado para este estilo era ainda incipiente. Já se apresentou em Curitiba, no extinto Aeroanta. Na época, já possuía um hit de shows: a música "Cachaceiro". Big Time Sarah também é pioneira. Em um meio dominado por homens, Sarah superou críticas e preconceitos por ser uma mulher que despontou no blues. Foi uma das primeiras cantoras do estiloe hoje tem com quase 40 anos de carreira, envolvendo gerações com sua voz rouca, marcante e envolvente.
Fechando com chave de ouro, o 2º Natu Blues Festival encerra com Coco Montoya, um dos nomes mais badalados do blues contemporâneo. Foi aluno do lendário guitarrista Albert Collins, com quem tocou bateria por cinco anos. Mais tarde, como guitarrista, foi integrante do Bluesbreakers, banda do britânico John Mayall (um dos maiores nomes do estilo). Por dez anos, Montoya esteve no posto que antes era ocupado por Eric Clapton. Até que seguiu carreira solo por recomendação de seu mestre Albert Collins, que o aconselhou pouco antes de morrer vítima de câncer. Como se pôde concluir, o Natu Blues confirma a idéia de que o blues ainda está firme e forte, apesar da idade. O próprio Magic Slim garante: "O blues é antigo mas ainda está com muita energia para gastar. É um estilo que tem garra e veio para ficar". Palavras de um mestre.

Serviço:
Natu Blues Festival 2002

Local: Moinho São Roque
Endereço: R. Des. Westphalen, 4.000 - Parolim
Horário: 21h
Ingressos: R$ 15. Venda antecipada nas lojas Armazém do CD (Pça Gal. Osório, 437) e Holt Zutto (Shoppings Mueller, Crystal e Curitiba)
http://www.natublues.com.br>
Informações: (41) 333-3964
Data: 24 de abril, quarta-feira
Nasi & os irmãos do Blues
Magic Slim & The Teardrops
Data: 25 de abril, quinta-feira
Carey Bell & Natu Nobilis Blues Band/ Hubert Sumlin & André Christovam Trio
Data: 26 de abril, sexta-feira
Mister Jack (abertura)/ Blue Jeans & Big Time Sarah/ Coco Montoya & Band


Continue lendo