Em sua quinta edição, o projeto cultural Avon Women in Concert traz mais uma vez ao Brasil a soprano norte-americana Barbara Hendricks, uma das mais reconhecidas cantoras clássicas em atividade no mundo. Neste ano, o evento se expande. Além de São Paulo, haverá apresentações em Brasília e Curitiba. Está marcada para esta quinta-feira, 27 de setembro, a passagem da cantora pela capital paranaense. A apresentação, que ocorre na Pedreira Paulo Leminski, será ao ar livre e com entrada gratuita.
A cantora será acompanhada pela brasileira Orquestra Filarmônica de Mulheres, composta por 60 musicistas atuantes nas mais importantes orquestras brasileiras no momento. A regência fica por conta da maestrina Cláudia Feres. O espetáculo conta ainda com um convidado especial: o tenor italiano Alessandro Safina, que cantará "Luna", sucesso na trilha sonora da novela global O Clone.
"Bárbara Hendricks já esteve no Brasil, mas em apresentações fechadas. Desta vez sua voz poderá ser aprecida por um grande público", explica Saulo Nunes - Vice Presidente de Marketing da Avon. "Além da atividade profissional Bárbara Hendricks traz o respaldo da sua ligação com as causas humanitárias. Bárbara é Embaixadora Especial da ONU, onde desde 1997 trabalha para a Comissão das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) visitando diversos países", conclui.
Edições anteriores
Em três anos consecutivos de existência e nas quatro edições, o projeto Cultural Avon Women in Concert já alcançou um público de 400 mil pessoas nos locais dos concertos e milhares de espectadores em suas transmissões através de rádio, TV e internet.
A primeira edição do projeto cultural Avon Women in Concert aconteceu há dois anos no Dia das Mães, em duas apresentações (Teatro Municipal e Parque do Ibirapuera). Esta primeira edição contou com a Orquestra Filarmônica de Mulheres formada por sessenta musicistas arregimentadas nas principais orquestras brasileiras e duas solistas convidadas. Já nesta primeira edição houve uma fusão de ritmos: a soprano brasileira Rosana Lamosa, uma das mais aclamadas no país, executou peças clássicas. Já a cantora jamaicana Diana King trouxe para o palco o pop dançante.
A segunda edição, em julho do mesmo ano, teve lugar em Campos do Jordão, durante o Festival de Inverno da cidade, com a Orquestra Filarmônica de Mulheres, a soprano Rosana Lamosa e as cinqüenta integrantes do coral Meninas Cantoras de Petrópolis, lotando a Praça de Capivari. Desta vez nova mistura de ritmos, que foi do clássico ao popular.
A terceira edição levou aos palcos de São Paulo e do Rio de Janeiro a apresentação, até então inédita no país, da cantora inglesa Sarah Brightman, aclamada pela sua carreira solo e por ser a inspiradora e protagonista do musical "O Fantasma da Ópera". Foram dois momentos distintos. Na primeira parte da apresentação, a Orquestra Filarmônica de Mulheres solou músicas popularmente conhecidas do repertório clássico nacional e internacional, como "Pompa e Circunstância" e "O Trenzinho do Caipira". Na segunda parte, Sarah Brightman interpretou sucessos como "Il Mio Cuore Va", "Music of the Night" e "Time to Say Goodbye".
A quarta edição realizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro uniu três consagrados nomes da música popular brasileira, Nana Caymmi, Daniela Mercury e Leila Pinheiro, com a The Women´s Philharmonic de São Francisco (EUA), regida por Apo Hsu. Toda a apresentação foi uma homenagem ao poeta Vinícius de Moraes, com interpretações de composições do autor.
Serviço:
Barbara Hendricks
Participação especial do cantor italiano Alessandro Safina
Local: Pedreira Paulo Leminski
Endereço: Rua João Gava, s/n - Pilarzinho
Data: 27 de setembro, sexta-feira
Horário: 21h
Ingressos: entrada franca